Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48413

Compartilhe esta página

Título: Análise do lugar ocupado pela Sociologia nos documentos norteadores do ensino médio no Brasil
Autor(es): SANTOS, Camila Silva dos
Palavras-chave: BNCC; Currículo; Sociologia
Data do documento: 29-Nov-2022
Citação: SANTOS, Camila Silva dos
Abstract: A Lei nº 13.415/2017 mudou a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu mudanças na estrutura do ensino médio, definiu uma nova orientação curricular, para a criação dos currículos nas unidades escolares a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desse modo, o Novo Ensino Médio se estrutura por uma base comum e por uma parte diversificada composta pelos itinerários formativos. Diante disso essa pesquisa é centrada numa investigação exploratória, descritiva e analítica, com ênfase qualitativa cuja revisão teórica dar-se pelas contribuições de Bourdieu e Passeron em seu conceito da violência simbólica suas contribuições pode ser colocadas numa análise que enfoque politicas curriculares de modo a permitir compreender as implicações das disputas e conflitos curriculares presentes na normatização de um currículo comum. Nesse sentido, esse trabalho problematiza a disputa curricular e o lugar destinado a sociologia na orientação curricular no ensino médio. A análise de conteúdo foi utilizada a fim de verificar a hipótese central e para identificar as continuidades e rupturas existentes entre a BNCC, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). A partir da BNCC houve uma valorização de alguns componentes curriculares em detrimento de outros, uma perda de identidade epistêmica das ciências humanas além da subordinação dos conteúdos curriculares a habilidades .
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48413
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Camila Silva dos Santos.docx (2).pdf488,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons