Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48611

Share on

Title: La dimensión intercultural como factor motivador en la enseñanza-aprendizaje de ELE : una propuesta didáctica
Authors: COSTA BATISTA, Alexsaymour da
Keywords: Lingüística aplicada a la enseñanza de lenguas extranjeras; Aspectos interculturales; Cultura; Didáctica; Motivación
Issue Date: 30-Aug-2022
Citation: COSTA BATISTA, Alexsaymour da. La dimensión intercultural como factor motivador en la enseñanza-aprendizaje de ELE : una propuesta didáctica. 2022. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras – Licenciatura em Espanhol) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A partir de uma perspectiva que compreende a relevância da dimensão intercultural no processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira, este trabalho encara o desafio de construir uma proposta didática que inclua esse componente, motivando os alunos a se desenvolverem como falantes interculturais capazes de falar sobre sua própria experiência cultural na língua-alvo. Em prol da construção de uma visão mais concreta e prática sobre a trajetória que o professor pode traçar para culminar nesses objetivos com os alunos, assim como os desafios e estratégias para superá-los, apresentamos esta pesquisa como resultado de um curso intensivo de espanhol aplicado no NucLi-IsF da Universidade Federal de Pernambuco em 2020. Iniciaremos pelo referencial teórico, destacando o componente intercultural, apontando sua relevância para a aquisição de uma língua estrangeira, sua implicação nos documentos que regem a educação de línguas no Brasil e seu fator motivador como motor de transformação no processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. E por fim, apresentaremos nosso quadro prático, como resultado de uma experiência pedagógica que propõe uma proposta didática que buscou abordar a dimensão intercultural motivadora, fazendo por fim uma análise qualitativa dos seus resultados. Graças a esta pesquisa chegamos a compreender que a postura sensível do docente e a disposição em propor práticas que motivem positivamente os alunos, tanto intrínseca quanto extrinsecamente, são aspectos latentes e necessários para o ensino-aprendizagem da espanhol como língua estrangeira, que influenciam inclusive na motivação do próprio professor. Propor o desenvolvimento da dimensão intercultural com o aluno possibilita que ele seja responsável por sua aprendizagem; a ser auto-motivado; a poder trabalhar melhor em equipe; ter uma mente aberta para compartilhar e ouvir os outros; e que se sinta capaz de opinar e falar sobre sua própria cultura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48611
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Espanhol

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Alexsaymour da Costa Batista.pdf2,62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons