Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48611
Comparte esta pagina
Título : | La dimensión intercultural como factor motivador en la enseñanza-aprendizaje de ELE : una propuesta didáctica |
Autor : | COSTA BATISTA, Alexsaymour da |
Palabras clave : | Lingüística aplicada a la enseñanza de lenguas extranjeras; Aspectos interculturales; Cultura; Didáctica; Motivación |
Fecha de publicación : | 30-ago-2022 |
Citación : | COSTA BATISTA, Alexsaymour da. La dimensión intercultural como factor motivador en la enseñanza-aprendizaje de ELE : una propuesta didáctica. 2022. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras – Licenciatura em Espanhol) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | A partir de uma perspectiva que compreende a relevância da dimensão intercultural no processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira, este trabalho encara o desafio de construir uma proposta didática que inclua esse componente, motivando os alunos a se desenvolverem como falantes interculturais capazes de falar sobre sua própria experiência cultural na língua-alvo. Em prol da construção de uma visão mais concreta e prática sobre a trajetória que o professor pode traçar para culminar nesses objetivos com os alunos, assim como os desafios e estratégias para superá-los, apresentamos esta pesquisa como resultado de um curso intensivo de espanhol aplicado no NucLi-IsF da Universidade Federal de Pernambuco em 2020. Iniciaremos pelo referencial teórico, destacando o componente intercultural, apontando sua relevância para a aquisição de uma língua estrangeira, sua implicação nos documentos que regem a educação de línguas no Brasil e seu fator motivador como motor de transformação no processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. E por fim, apresentaremos nosso quadro prático, como resultado de uma experiência pedagógica que propõe uma proposta didática que buscou abordar a dimensão intercultural motivadora, fazendo por fim uma análise qualitativa dos seus resultados. Graças a esta pesquisa chegamos a compreender que a postura sensível do docente e a disposição em propor práticas que motivem positivamente os alunos, tanto intrínseca quanto extrinsecamente, são aspectos latentes e necessários para o ensino-aprendizagem da espanhol como língua estrangeira, que influenciam inclusive na motivação do próprio professor. Propor o desenvolvimento da dimensão intercultural com o aluno possibilita que ele seja responsável por sua aprendizagem; a ser auto-motivado; a poder trabalhar melhor em equipe; ter uma mente aberta para compartilhar e ouvir os outros; e que se sinta capaz de opinar e falar sobre sua própria cultura. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48611 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Espanhol |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Alexsaymour da Costa Batista.pdf | 2,62 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons