Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49385

Share on

Title: O Ensino de Física através de suas dimensões históricas, filosóficas e empíricas: investigando o experimento de Oersted como proposta didática para o ensino de eletromagnetismo
Authors: OLIVEIRA JÚNIOR, José Erivaldo
Keywords: Eletromagnetismo; História da física; Sequência didática
Issue Date: 21-Dec-2022
Citation: OLIVEIRA JÚNIOR, José Erivaldo. O Ensino de Física através de suas dimensões históricas, filosóficas e empíricas: investigando o experimento de Oersted como proposta didática para o ensino de eletromagnetismo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Há hoje dentro da comunidade acadêmica um debate sobre a qualidade do ensino de ciências na educação básica. Nesse debate, culpa-se o ensino dito “mecanicista” e repetitivo e, como possível solução, surgem algumas metodologias de cunho mais histórico-contextual, tal como a abordagem da História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC). É sob a luz dessa abordagem que o presente trabalho se concentra no estudo do episódio histórico do experimento de Ørsted, na sua reprodução e na inclusão das contribuições da HFSC no ensino de física. Como resultado, foi produzida uma sequência didática de seis aulas divididas em três encontros, na qual se incorporou os aspectos da abordagem HFSC e a reprodução do experimento histórico de Ørsted. A sequência traz os aspectos históricos e filosóficos para o centro da discussão, promovendo a participação ativa dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49385
Appears in Collections:TCC - Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC José Erivaldo Oliveira Júnior.pdf744,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons