Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49385
Share on
Title: | O Ensino de Física através de suas dimensões históricas, filosóficas e empíricas: investigando o experimento de Oersted como proposta didática para o ensino de eletromagnetismo |
Authors: | OLIVEIRA JÚNIOR, José Erivaldo |
Keywords: | Eletromagnetismo; História da física; Sequência didática |
Issue Date: | 21-Dec-2022 |
Citation: | OLIVEIRA JÚNIOR, José Erivaldo. O Ensino de Física através de suas dimensões históricas, filosóficas e empíricas: investigando o experimento de Oersted como proposta didática para o ensino de eletromagnetismo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | Há hoje dentro da comunidade acadêmica um debate sobre a qualidade do ensino de ciências na educação básica. Nesse debate, culpa-se o ensino dito “mecanicista” e repetitivo e, como possível solução, surgem algumas metodologias de cunho mais histórico-contextual, tal como a abordagem da História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC). É sob a luz dessa abordagem que o presente trabalho se concentra no estudo do episódio histórico do experimento de Ørsted, na sua reprodução e na inclusão das contribuições da HFSC no ensino de física. Como resultado, foi produzida uma sequência didática de seis aulas divididas em três encontros, na qual se incorporou os aspectos da abordagem HFSC e a reprodução do experimento histórico de Ørsted. A sequência traz os aspectos históricos e filosóficos para o centro da discussão, promovendo a participação ativa dos alunos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49385 |
Appears in Collections: | TCC - Física - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC José Erivaldo Oliveira Júnior.pdf | 744,94 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License