Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49385

Compartilhe esta página

Título: O Ensino de Física através de suas dimensões históricas, filosóficas e empíricas: investigando o experimento de Oersted como proposta didática para o ensino de eletromagnetismo
Autor(es): OLIVEIRA JÚNIOR, José Erivaldo
Palavras-chave: Eletromagnetismo; História da física; Sequência didática
Data do documento: 21-Dez-2022
Citação: OLIVEIRA JÚNIOR, José Erivaldo. O Ensino de Física através de suas dimensões históricas, filosóficas e empíricas: investigando o experimento de Oersted como proposta didática para o ensino de eletromagnetismo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Há hoje dentro da comunidade acadêmica um debate sobre a qualidade do ensino de ciências na educação básica. Nesse debate, culpa-se o ensino dito “mecanicista” e repetitivo e, como possível solução, surgem algumas metodologias de cunho mais histórico-contextual, tal como a abordagem da História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC). É sob a luz dessa abordagem que o presente trabalho se concentra no estudo do episódio histórico do experimento de Ørsted, na sua reprodução e na inclusão das contribuições da HFSC no ensino de física. Como resultado, foi produzida uma sequência didática de seis aulas divididas em três encontros, na qual se incorporou os aspectos da abordagem HFSC e a reprodução do experimento histórico de Ørsted. A sequência traz os aspectos históricos e filosóficos para o centro da discussão, promovendo a participação ativa dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49385
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC José Erivaldo Oliveira Júnior.pdf744,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons