Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49445

Share on

Title: Conhecimento matemático africano : jogo Igba-Ita para o ensino e aprendizagem de noções probabilísticas
Authors: GABRIEL, João Victor da Silva
Keywords: Jogos de probabilidades (Matemática); Relações étnicas; Relações raciais; Educação matemática; Ensino – Conhecimento e aprendizagem
Issue Date: 6-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: GABRIEL, João Victor da Silva. Conhecimento matemático africano: jogo Igba-Ita para o ensino e aprendizagem de noções probabilísticas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Esta pesquisa investigou uma proposta didática por meio do jogo africano Igba-Ita sobre noções probabilísticas com estudantes do 1° ano do Ensino Médio numa perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). Este estudo tem como marco teórico preceitos da Afroetnomatemática, e as orientações propostas na lei 10.639/03, articulados de forma a garantir uma Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino e aprendizagem da matemática. Acreditamos que o jogo possa ser utilizado em sala de aula para, além de construir conceitos probabilísticos, tais como os de aleatoriedade e espaço amostral, também ser uma alternativa para o trabalho com a História e a cultura Afro-Brasileira, buscando fazer uma relação entre a Educação Probabilística e a ERER. Como um dos principais resultados, esta pesquisa mostra que é possível utilizar o Ensino de Matemática através de Jogos Africanos como ferramenta de combate ao preconceito e ao racismo, mostrando também que a África é produtora do conhecimento científico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49445
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO João Victor da Silva Gabriel.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons