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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49445

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Título: Conhecimento matemático africano : jogo Igba-Ita para o ensino e aprendizagem de noções probabilísticas
Autor(es): GABRIEL, João Victor da Silva
Palavras-chave: Jogos de probabilidades (Matemática); Relações étnicas; Relações raciais; Educação matemática; Ensino – Conhecimento e aprendizagem
Data do documento: 6-Dez-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GABRIEL, João Victor da Silva. Conhecimento matemático africano: jogo Igba-Ita para o ensino e aprendizagem de noções probabilísticas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Esta pesquisa investigou uma proposta didática por meio do jogo africano Igba-Ita sobre noções probabilísticas com estudantes do 1° ano do Ensino Médio numa perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). Este estudo tem como marco teórico preceitos da Afroetnomatemática, e as orientações propostas na lei 10.639/03, articulados de forma a garantir uma Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino e aprendizagem da matemática. Acreditamos que o jogo possa ser utilizado em sala de aula para, além de construir conceitos probabilísticos, tais como os de aleatoriedade e espaço amostral, também ser uma alternativa para o trabalho com a História e a cultura Afro-Brasileira, buscando fazer uma relação entre a Educação Probabilística e a ERER. Como um dos principais resultados, esta pesquisa mostra que é possível utilizar o Ensino de Matemática através de Jogos Africanos como ferramenta de combate ao preconceito e ao racismo, mostrando também que a África é produtora do conhecimento científico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49445
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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