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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50181

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Título: Ensino-aprendizagem de química em escolas de tempo integral de Pernambuco.
Autor(es): SILVA, Paulo Pedro Bernardo da
Palavras-chave: Educação integral; Ensino e aprendizagem; Escola de tempo integral; Ensino de Química
Data do documento: 28-Abr-2023
Citação: SILVA, Paulo Pedro Bernardo da. Ensino-aprendizagem de química em escolas de tempo integral de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Química - Universidade Federal de Pernambuco, Passira, 2023.
Abstract: O ensino de Química sempre teve suas dificuldades e seus desafios, devido ao fato de que, para a compreensão dos conceitos químicos, torna-se extremamente importante que haja uma abordagem contextualizada dos conteúdos. Além disso, torna-se imprescindível a utilização de diversos materiais didáticos como: escolas com laboratórios de Ciências, Informática, bem como a formação continuada dos professores. Ou seja, possibilidades que tornem o aluno um ser ativo no processo de aprendizagem. Assim, a implementação das Escolas de Tempo Integral em Pernambuco, surge como uma política de formação pautada em diferentes atividades, tais como: implementação de novos componentes curriculares, reorganização de carga horária docente e inserção de projetos no Projeto Político Pedagógico (PPP), voltados para a oferta de um ensino de qualidade dos estudantes. Deste modo, o presente trabalho tem como problema investigar quais os desafios encontrados pelos docentes em relação ao Ensino de Química em Escolas de Tempo Integral. A pesquisa é de natureza básica, com caráter qualitativo, exploratório e documental. A coleta de dados foi realizada a partir de uma análise documental e entrevistas semiestruturadas com docentes de Escolas de Tempo Integral do agreste pernambucano. A discussão dos dados considerou a análise de conteúdo de (BARDIN, 1977). Dessa forma, considerando os dados apresentados nesta pesquisa, observou-se uma certa discordância no que relatam os docentes das escolas de campo de pesquisa e o tipo de ensino que deveria ser implementado nestas escolas. Ou seja, apesar do reconhecimento da sua importância, por exemplo, no ensino de Química, ainda se faz necessário muitos investimentos que possibilitem aos docentes condições para abordar, cada vez mais, um ensino de qualidade. E com isso, trazer o aluno para a responsabilidade relacionada ao ato de aprender, para que o mesmo venha a contribuir para amenizar os problemas sociais do seu cotidiano. Conforme é discutido pelos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), que visam amenizar as desigualdades sociais, combater os problemas socioambientais, questões de gêneros, entre outros. Portanto, a pesquisa se enquadra na ODS de número 04, que abrange o conhecimento associado a um ensino de qualidade e sua importância para qualidade de vida de uma comunidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50181
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