Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50611
Share on
Title: | Gestão escolar enquanto mediação: a dimensão pedagógica da gestão, implicações no ensino aprendizagem. |
Authors: | OLIVEIRA, Jacqueline Rayanne da Silva |
Keywords: | Gestão escolar; Mediação; Dimensão pedagógica |
Issue Date: | 10-May-2023 |
Citation: | OLIVEIRA, Jacqueline Rayanne da Silva. Gestão escolar enquanto mediação:: a dimensão pedagógica da gestão, implicações no ensino e aprendizagem. 2023. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Ufpe-Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Este artigo trata da gestão escolar, sua mediação e dimensão pedagógica com foco para o ensino e a aprendizagem das crianças. O objetivo geral da pesquisa é identificar as práticas de gestão, enquanto mediação, e as contribuições da dimensão pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem, tendo como sujeitos de pesquisa, professoras e equipe gestora (coordenadora e gestora). Paro (2010), Libâneo (2009), Luck (2006) referendam a pesquisa para tratar da gestão, numa perspectiva democrática. O presente artigo apoia-se na abordagem qualitativa, enquanto procedimentos de pesquisa, utilizamos a entrevista semiestruturada, a observação e a análise documental (MINAYO, 2007). A Análise de Conteúdo possibilita a leitura, organização e interpretação dos dados (BARDIN, 2004). Os resultados da pesquisa permitiram identificar que a gestão visa contribuir, a partir do trabalho de mediação, para a aprendizagem dos alunos, pensando e criando ações que possam intervir na dimensão pedagógica. Embora limites da gestão educacional dificultem a efetivação dessa dimensão. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50611 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Jacqueline Rayanne da Silva Oliveira.pdf | 240,97 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License