Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50611
Compartilhe esta página
Título: | Gestão escolar enquanto mediação: a dimensão pedagógica da gestão, implicações no ensino aprendizagem. |
Autor(es): | OLIVEIRA, Jacqueline Rayanne da Silva |
Palavras-chave: | Gestão escolar; Mediação; Dimensão pedagógica |
Data do documento: | 10-Mai-2023 |
Citação: | OLIVEIRA, Jacqueline Rayanne da Silva. Gestão escolar enquanto mediação:: a dimensão pedagógica da gestão, implicações no ensino e aprendizagem. 2023. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Ufpe-Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Este artigo trata da gestão escolar, sua mediação e dimensão pedagógica com foco para o ensino e a aprendizagem das crianças. O objetivo geral da pesquisa é identificar as práticas de gestão, enquanto mediação, e as contribuições da dimensão pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem, tendo como sujeitos de pesquisa, professoras e equipe gestora (coordenadora e gestora). Paro (2010), Libâneo (2009), Luck (2006) referendam a pesquisa para tratar da gestão, numa perspectiva democrática. O presente artigo apoia-se na abordagem qualitativa, enquanto procedimentos de pesquisa, utilizamos a entrevista semiestruturada, a observação e a análise documental (MINAYO, 2007). A Análise de Conteúdo possibilita a leitura, organização e interpretação dos dados (BARDIN, 2004). Os resultados da pesquisa permitiram identificar que a gestão visa contribuir, a partir do trabalho de mediação, para a aprendizagem dos alunos, pensando e criando ações que possam intervir na dimensão pedagógica. Embora limites da gestão educacional dificultem a efetivação dessa dimensão. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50611 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jacqueline Rayanne da Silva Oliveira.pdf | 240,97 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons