Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50611

Compartilhe esta página

Título: Gestão escolar enquanto mediação: a dimensão pedagógica da gestão, implicações no ensino aprendizagem.
Autor(es): OLIVEIRA, Jacqueline Rayanne da Silva
Palavras-chave: Gestão escolar; Mediação; Dimensão pedagógica
Data do documento: 10-Mai-2023
Citação: OLIVEIRA, Jacqueline Rayanne da Silva. Gestão escolar enquanto mediação:: a dimensão pedagógica da gestão, implicações no ensino e aprendizagem. 2023. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Ufpe-Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Este artigo trata da gestão escolar, sua mediação e dimensão pedagógica com foco para o ensino e a aprendizagem das crianças. O objetivo geral da pesquisa é identificar as práticas de gestão, enquanto mediação, e as contribuições da dimensão pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem, tendo como sujeitos de pesquisa, professoras e equipe gestora (coordenadora e gestora). Paro (2010), Libâneo (2009), Luck (2006) referendam a pesquisa para tratar da gestão, numa perspectiva democrática. O presente artigo apoia-se na abordagem qualitativa, enquanto procedimentos de pesquisa, utilizamos a entrevista semiestruturada, a observação e a análise documental (MINAYO, 2007). A Análise de Conteúdo possibilita a leitura, organização e interpretação dos dados (BARDIN, 2004). Os resultados da pesquisa permitiram identificar que a gestão visa contribuir, a partir do trabalho de mediação, para a aprendizagem dos alunos, pensando e criando ações que possam intervir na dimensão pedagógica. Embora limites da gestão educacional dificultem a efetivação dessa dimensão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50611
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jacqueline Rayanne da Silva Oliveira.pdf240,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons