Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50611

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Maria do Carmo Gonçalo-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Jacqueline Rayanne da Silva-
dc.date.accessioned2023-05-29T13:50:14Z-
dc.date.available2023-05-29T13:50:14Z-
dc.date.issued2023-05-10-
dc.date.submitted2023-05-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jacqueline Rayanne da Silva. Gestão escolar enquanto mediação:: a dimensão pedagógica da gestão, implicações no ensino e aprendizagem. 2023. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Ufpe-Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50611-
dc.description.abstractEste artigo trata da gestão escolar, sua mediação e dimensão pedagógica com foco para o ensino e a aprendizagem das crianças. O objetivo geral da pesquisa é identificar as práticas de gestão, enquanto mediação, e as contribuições da dimensão pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem, tendo como sujeitos de pesquisa, professoras e equipe gestora (coordenadora e gestora). Paro (2010), Libâneo (2009), Luck (2006) referendam a pesquisa para tratar da gestão, numa perspectiva democrática. O presente artigo apoia-se na abordagem qualitativa, enquanto procedimentos de pesquisa, utilizamos a entrevista semiestruturada, a observação e a análise documental (MINAYO, 2007). A Análise de Conteúdo possibilita a leitura, organização e interpretação dos dados (BARDIN, 2004). Os resultados da pesquisa permitiram identificar que a gestão visa contribuir, a partir do trabalho de mediação, para a aprendizagem dos alunos, pensando e criando ações que possam intervir na dimensão pedagógica. Embora limites da gestão educacional dificultem a efetivação dessa dimensão.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectDimensão pedagógicapt_BR
dc.titleGestão escolar enquanto mediação: a dimensão pedagógica da gestão, implicações no ensino aprendizagem.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0892001190378231pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Jacqueline Rayanne da Silva Oliveira.pdf240,97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons