Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50611

Comparte esta pagina

Título : Gestão escolar enquanto mediação: a dimensão pedagógica da gestão, implicações no ensino aprendizagem.
Autor : OLIVEIRA, Jacqueline Rayanne da Silva
Palabras clave : Gestão escolar; Mediação; Dimensão pedagógica
Fecha de publicación : 10-may-2023
Citación : OLIVEIRA, Jacqueline Rayanne da Silva. Gestão escolar enquanto mediação:: a dimensão pedagógica da gestão, implicações no ensino e aprendizagem. 2023. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Ufpe-Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : Este artigo trata da gestão escolar, sua mediação e dimensão pedagógica com foco para o ensino e a aprendizagem das crianças. O objetivo geral da pesquisa é identificar as práticas de gestão, enquanto mediação, e as contribuições da dimensão pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem, tendo como sujeitos de pesquisa, professoras e equipe gestora (coordenadora e gestora). Paro (2010), Libâneo (2009), Luck (2006) referendam a pesquisa para tratar da gestão, numa perspectiva democrática. O presente artigo apoia-se na abordagem qualitativa, enquanto procedimentos de pesquisa, utilizamos a entrevista semiestruturada, a observação e a análise documental (MINAYO, 2007). A Análise de Conteúdo possibilita a leitura, organização e interpretação dos dados (BARDIN, 2004). Os resultados da pesquisa permitiram identificar que a gestão visa contribuir, a partir do trabalho de mediação, para a aprendizagem dos alunos, pensando e criando ações que possam intervir na dimensão pedagógica. Embora limites da gestão educacional dificultem a efetivação dessa dimensão.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50611
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Jacqueline Rayanne da Silva Oliveira.pdf240,97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons