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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50738

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Title: Aprendizagem dos orbitais moleculares: uma análise a partir da semiótica de Peirce.
Authors: SOUSA, Danielle Beatriz de
Keywords: Semiótica de Peirce; Ensino de Química; Orbitais moleculares; Aprendizagem de química; Construção de significados; Representações químicas
Issue Date: 11-May-2023
Citation: SOUSA, Danielle Beatriz de. Aprendizagem dos orbitais moleculares: uma análise a partir da semiótica de Peirce. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo analisar como os estudantes estabilizam significados durante o processo de aprendizagem do conteúdo de orbitais moleculares a partir da semiótica peirceana. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário com dez perguntas referentes às ligações químicas e aos orbitais moleculares. Posteriormente, para a realização da análise, primeiro foram identificados os signos que mediaram o processo de aprendizagem dos estudantes dos cursos de Química-Licenciatura e do Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia, ambos da Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste. Após a identificação dos signos que foram retomados pelos discentes, estes foram classificados mediante as classificações de signos propostas por Charles Sanders Peirce, sendo estas: ícone, índice e símbolo. Assim, a partir dos signos icônicos e simbólicos presentes nos questionários, foi possível concluir que os participantes da pesquisa têm muitos conceitos equivocados previamente estabelecidos sobre a formação de ligações químicas e têm dificuldade de relacionar aspectos teóricos a dados obtidos experimentalmente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50738
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

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