Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50738
Compartilhe esta página
Título: | Aprendizagem dos orbitais moleculares: uma análise a partir da semiótica de Peirce. |
Autor(es): | SOUSA, Danielle Beatriz de |
Palavras-chave: | Semiótica de Peirce; Ensino de Química; Orbitais moleculares; Aprendizagem de química; Construção de significados; Representações químicas |
Data do documento: | 11-Mai-2023 |
Citação: | SOUSA, Danielle Beatriz de. Aprendizagem dos orbitais moleculares: uma análise a partir da semiótica de Peirce. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | O presente trabalho teve como objetivo analisar como os estudantes estabilizam significados durante o processo de aprendizagem do conteúdo de orbitais moleculares a partir da semiótica peirceana. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário com dez perguntas referentes às ligações químicas e aos orbitais moleculares. Posteriormente, para a realização da análise, primeiro foram identificados os signos que mediaram o processo de aprendizagem dos estudantes dos cursos de Química-Licenciatura e do Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia, ambos da Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste. Após a identificação dos signos que foram retomados pelos discentes, estes foram classificados mediante as classificações de signos propostas por Charles Sanders Peirce, sendo estas: ícone, índice e símbolo. Assim, a partir dos signos icônicos e simbólicos presentes nos questionários, foi possível concluir que os participantes da pesquisa têm muitos conceitos equivocados previamente estabelecidos sobre a formação de ligações químicas e têm dificuldade de relacionar aspectos teóricos a dados obtidos experimentalmente. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50738 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Danielle Beatriz de Sousa.pdf | 6,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons