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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51611
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Título : | Contribuições de técnicas transpessoais para sentirpensar processos de (trans)formação humana no campo educacional |
Autor : | SANTOS, Adriano Albino dos |
Palabras clave : | Educação; Espiritualidade; Pisique humana; Relação corpo-mente |
Fecha de publicación : | 28-abr-2023 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SANTOS, Adriano Albino dos. Contribuições de técnicas transpessoais para sentirpensar processos de (trans)formação humana no campo educacional. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | A educação, enquanto dispositivo central de constituição do humano na modernidade, vem sofrendo inúmeros questionamentos. No contraponto da psicologização da educação, a psicologia transpessoal mobiliza a ética da espiritualidade, como eixo agregador da trans- formação humana, e os seus princípios de equiprimacia da multidimensionalidade intrapessoal das dimensões básicas e transversais, da equipotencialidade das relações interpessoais, do enfrentamento às formas de hierarquizações racistas coloniais e aos atravessamentos da colonialidade, além da equipluralidade de possibilidades de cocriação transpessoal no surgimento de modos de vida ancorados no bem-viver. A prática das técnicas transpessoais resulta em uma reflexão sobre os modos de vida e escolhas existenciais que favorecem um maior comprometimento com o mundo da vida. O objetivo geral foi compreender em que medida as técnicas da perspectiva transpessoal aplicadas à educação favorecem os processos trans/formativos humanos multidimensionais e integrais. Especificamente: (1) mapear as principais técnicas desenvolvidas pela perspectiva transpessoal no campo acadêmico educacional brasileiro e (2) mistematizar, a partir das técnicas da perspectiva transpessoal mapeadas, pistas de processos trans/formativos humanos para a educação e a psicologia transpessoal. Pesquisa qualitativa e exploratória que fez uso das fases da pesquisa bibliográfica proposta por Lakatos e Marconi na construção dos dados: a identificação, a localização, a compilação, os fichamentos, a análise e a interpretação dos dados e a redação. Do total de 230 trabalhos mapeados, 17 atenderam aos critérios de inclusão propostos. As técnicas mobilizadas pela perspectiva transpessoal no campo acadêmico educacional brasileiro foram mapeadas e analisadas no que diz respeito aos seus autores e às abordagens teóricas. Distribuídas no mapa integral dos Quatro Quadrantes do Kosmos da teoria wilberiana, houve uma prevalência de técnicas para o cuidado com os aspectos subjetivos e menos para atender as dimensões socioculturais. Três trabalhos apresentaram, em suas intervenções, técnicas direcionadas simultaneamente ao trabalho direto com aspectos subjetivo, objetivo, intersubjetivo e interobjetivo. Os três teóricos mais citados foram Ken Wilber, Stanislav Grof e Pierre Weil. As abordagens teóricas centram-se no enfoque neo-perenialista e não foram localizados trabalhos na abordagem de(s)colonial. A meditação e o relaxamento foram as técnicas mapeadas mais referendadas, sendo apresentados seus objetivos. Três macrocategorias de pistas para construção de processos trans/formativos humanos e para educação e psicologia transpessoal foram apresentadas: 1) de(s)colonizando o campo das técnicas transpessoais; 2) uma técnica verdadeiramente “integral não é apenas individual, mas também cultural, social, espiritual e política” e 3) a espiritualidade como um exercício de autode(s)colonização e as técnicas transpessoais como um modo de “sustentar o céu”. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51611 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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