Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51987
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALVANTI, Tícia Cassiany Ferro | - |
dc.contributor.author | SILVA, Fernanda Ana da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-21T16:54:46Z | - |
dc.date.available | 2023-08-21T16:54:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Fernanda Ana da. O papel da gestão escolar na inclusão de estudantes com deficiência na educação de jovens, adultos e idosos (EJAI). 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51987 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetivou compreender os desafios e possibilidades da gestão escolar em relação à inclusão de jovens, adultos e idosos com deficiência em uma escola pública da Rede Municipal de Olinda-Pernambuco. O método de investigação utilizado foi o estudo de caso, com foco na experiência da gestora da escola, numa abordagem qualitativa. Utilizou-se como procedimento de recolha de dados, a entrevista semiestruturada e análise documental. Para o tratamento dos dados, optou-se pela análise de conteúdo . Os resultados evidenciam que, apesar dos avanços na legislação, a gestão escolar vivencia enfrentamentos diários de ordem econômica, material, ideológica e pedagógica, dificultando a prática de uma educação inclusiva que possibilite incluir jovens, adultos e idosos com deficiência de forma eficiente. | pt_BR |
dc.format.extent | 15 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gestão escolar para inclusão; Educação de jovens, adultos e idosos com deficiência. | pt_BR |
dc.title | O papel da gestão escolar na inclusão de estudantes com deficiência na educação de jovens, adultos e idosos (EJAI) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ALBUQUERQUE, Eliane Borges Correia de | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8184241806018173 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aimed to understand the challenges and possibilities of school management in relation to the inclusion of young people, adults and elderly people with disabilities in a public school in the Municipal Network of Olinda-Pernambuco. The research method used was the case study, focusing on the experience of the school manager, in a qualitative approach. A semi-structured interview and document analysis were used as a data collection procedure. For data treatment, we opted for content analysis. The results show that, despite advances in legislation, school management experiences daily confrontations of an economic, material, ideological and pedagogical nature, making it difficult to practice an inclusive education that makes it possible to efficiently include young people, adults and elderly people with disabilities. | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0377713500986284 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo - disciplina TCC 2 - Fernanda Ana .pdf | 321,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons