Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51987

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALVANTI, Tícia Cassiany Ferro-
dc.contributor.authorSILVA, Fernanda Ana da-
dc.date.accessioned2023-08-21T16:54:46Z-
dc.date.available2023-08-21T16:54:46Z-
dc.date.issued2023-05-03-
dc.date.submitted2023-08-21-
dc.identifier.citationSILVA, Fernanda Ana da. O papel da gestão escolar na inclusão de estudantes com deficiência na educação de jovens, adultos e idosos (EJAI). 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51987-
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou compreender os desafios e possibilidades da gestão escolar em relação à inclusão de jovens, adultos e idosos com deficiência em uma escola pública da Rede Municipal de Olinda-Pernambuco. O método de investigação utilizado foi o estudo de caso, com foco na experiência da gestora da escola, numa abordagem qualitativa. Utilizou-se como procedimento de recolha de dados, a entrevista semiestruturada e análise documental. Para o tratamento dos dados, optou-se pela análise de conteúdo . Os resultados evidenciam que, apesar dos avanços na legislação, a gestão escolar vivencia enfrentamentos diários de ordem econômica, material, ideológica e pedagógica, dificultando a prática de uma educação inclusiva que possibilite incluir jovens, adultos e idosos com deficiência de forma eficiente.pt_BR
dc.format.extent15 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão escolar para inclusão; Educação de jovens, adultos e idosos com deficiência.pt_BR
dc.titleO papel da gestão escolar na inclusão de estudantes com deficiência na educação de jovens, adultos e idosos (EJAI)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coALBUQUERQUE, Eliane Borges Correia de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8184241806018173pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aimed to understand the challenges and possibilities of school management in relation to the inclusion of young people, adults and elderly people with disabilities in a public school in the Municipal Network of Olinda-Pernambuco. The research method used was the case study, focusing on the experience of the school manager, in a qualitative approach. A semi-structured interview and document analysis were used as a data collection procedure. For data treatment, we opted for content analysis. The results show that, despite advances in legislation, school management experiences daily confrontations of an economic, material, ideological and pedagogical nature, making it difficult to practice an inclusive education that makes it possible to efficiently include young people, adults and elderly people with disabilities.pt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Psicologia e Orientação Educacionaispt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0377713500986284pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
artigo - disciplina TCC 2 - Fernanda Ana .pdf321,02 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons