Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51987

Share on

Title: O papel da gestão escolar na inclusão de estudantes com deficiência na educação de jovens, adultos e idosos (EJAI)
Authors: SILVA, Fernanda Ana da
Keywords: Gestão escolar para inclusão; Educação de jovens, adultos e idosos com deficiência.
Issue Date: 3-May-2023
Citation: SILVA, Fernanda Ana da. O papel da gestão escolar na inclusão de estudantes com deficiência na educação de jovens, adultos e idosos (EJAI). 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente trabalho objetivou compreender os desafios e possibilidades da gestão escolar em relação à inclusão de jovens, adultos e idosos com deficiência em uma escola pública da Rede Municipal de Olinda-Pernambuco. O método de investigação utilizado foi o estudo de caso, com foco na experiência da gestora da escola, numa abordagem qualitativa. Utilizou-se como procedimento de recolha de dados, a entrevista semiestruturada e análise documental. Para o tratamento dos dados, optou-se pela análise de conteúdo . Os resultados evidenciam que, apesar dos avanços na legislação, a gestão escolar vivencia enfrentamentos diários de ordem econômica, material, ideológica e pedagógica, dificultando a prática de uma educação inclusiva que possibilite incluir jovens, adultos e idosos com deficiência de forma eficiente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51987
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo - disciplina TCC 2 - Fernanda Ana .pdf321,02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons