Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51987
Compartilhe esta página
Título: | O papel da gestão escolar na inclusão de estudantes com deficiência na educação de jovens, adultos e idosos (EJAI) |
Autor(es): | SILVA, Fernanda Ana da |
Palavras-chave: | Gestão escolar para inclusão; Educação de jovens, adultos e idosos com deficiência. |
Data do documento: | 3-Mai-2023 |
Citação: | SILVA, Fernanda Ana da. O papel da gestão escolar na inclusão de estudantes com deficiência na educação de jovens, adultos e idosos (EJAI). 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O presente trabalho objetivou compreender os desafios e possibilidades da gestão escolar em relação à inclusão de jovens, adultos e idosos com deficiência em uma escola pública da Rede Municipal de Olinda-Pernambuco. O método de investigação utilizado foi o estudo de caso, com foco na experiência da gestora da escola, numa abordagem qualitativa. Utilizou-se como procedimento de recolha de dados, a entrevista semiestruturada e análise documental. Para o tratamento dos dados, optou-se pela análise de conteúdo . Os resultados evidenciam que, apesar dos avanços na legislação, a gestão escolar vivencia enfrentamentos diários de ordem econômica, material, ideológica e pedagógica, dificultando a prática de uma educação inclusiva que possibilite incluir jovens, adultos e idosos com deficiência de forma eficiente. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51987 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo - disciplina TCC 2 - Fernanda Ana .pdf | 321,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons