Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52086
Share on
Title: | Construtos da autorregulação da aprendizagem na resolução de problemas em ciências da natureza |
Authors: | RODRIGUES, Acássio Paiva |
Keywords: | Cognição; Metacognição; Avaliação do comportamento; Motivação na educação; Autoavaliação; Estudo da natureza |
Issue Date: | 24-Apr-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | RODRIGUES, Acássio Paiva. Construtos da autorregulação da aprendizagem na resolução de problemas em ciências da natureza. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Um dos problemas mais frequentes no ensino superior no Brasil, refere-se ao insucesso acadêmico de estudantes da área das Licenciaturas das Ciências da Natureza, principalmente Física e Química. Esse insucesso acarreta em altos níveis de evasão, retenção e dos baixos índices de eficiência dos estudantes. Nesse cenário, parcela considerável desses estudantes ingressa no nível superior levando consigo uma bagagem frágil de habilidades e estratégias para seus estudos. A fim de investigar como os estudantes exitosos superam essa fragilidade, levantamos a seguinte questão de pesquisa: Quais são os construtos e estratégias utilizadas por universitários (docentes em formação inicial de Química e Física) para alcançar sucesso na resolução de problemas em ciências da natureza? Diante disso, buscou- se, nesta dissertação, analisar os processos e estratégias autorregulatórias para resolução de problemas em Ciências da Natureza, a fim de identificar e discutir seus construtos no que diz respeito às estratégias cognitivas/metacognitivas, comportamentais e motivacionais e de autoavaliação. Para isso, foi realizada uma entrevista semi-estrutura com 6 (seis) estudantes considerados experts dos cursos de Licenciatura em Física e Química. Na entrevista foram realizadas 10 (dez) perguntas previamente elaboradas, que nortearam a discussão. O resultado obtido mostrou que os estudantes ingressaram no ensino superior e sentiram dificuldades logo no início, conseguindo desenvolver estratégias e habilidades que possibilitaram melhores desempenhos no decorrer da graduação. Dentre as habilidades desenvolvidas ao longo do curso, estão: melhor organização, revisão de conteúdos e atitude de pedir ajuda a alguém. Nesse cenário, foram identificadas estratégias cognitivas/metacognitivas, comportamentais e motivacionais/autoavaliação. Desse modo, os objetivos elencados para a pesquisa foram alcançados. Eles nos indicam que os participantes selecionados para a pesquisa podem ser classificados como experts. Ademais, mostra-se importante que os cursos de licenciatura e professores também busquem subsídios para despertar e promover as habilidades autorregulatórias dos estudantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52086 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Acássio Paiva Rodrigues.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License