Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52086
Comparte esta pagina
Título : | Construtos da autorregulação da aprendizagem na resolução de problemas em ciências da natureza |
Autor : | RODRIGUES, Acássio Paiva |
Palabras clave : | Cognição; Metacognição; Avaliação do comportamento; Motivação na educação; Autoavaliação; Estudo da natureza |
Fecha de publicación : | 24-abr-2023 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | RODRIGUES, Acássio Paiva. Construtos da autorregulação da aprendizagem na resolução de problemas em ciências da natureza. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Resumen : | Um dos problemas mais frequentes no ensino superior no Brasil, refere-se ao insucesso acadêmico de estudantes da área das Licenciaturas das Ciências da Natureza, principalmente Física e Química. Esse insucesso acarreta em altos níveis de evasão, retenção e dos baixos índices de eficiência dos estudantes. Nesse cenário, parcela considerável desses estudantes ingressa no nível superior levando consigo uma bagagem frágil de habilidades e estratégias para seus estudos. A fim de investigar como os estudantes exitosos superam essa fragilidade, levantamos a seguinte questão de pesquisa: Quais são os construtos e estratégias utilizadas por universitários (docentes em formação inicial de Química e Física) para alcançar sucesso na resolução de problemas em ciências da natureza? Diante disso, buscou- se, nesta dissertação, analisar os processos e estratégias autorregulatórias para resolução de problemas em Ciências da Natureza, a fim de identificar e discutir seus construtos no que diz respeito às estratégias cognitivas/metacognitivas, comportamentais e motivacionais e de autoavaliação. Para isso, foi realizada uma entrevista semi-estrutura com 6 (seis) estudantes considerados experts dos cursos de Licenciatura em Física e Química. Na entrevista foram realizadas 10 (dez) perguntas previamente elaboradas, que nortearam a discussão. O resultado obtido mostrou que os estudantes ingressaram no ensino superior e sentiram dificuldades logo no início, conseguindo desenvolver estratégias e habilidades que possibilitaram melhores desempenhos no decorrer da graduação. Dentre as habilidades desenvolvidas ao longo do curso, estão: melhor organização, revisão de conteúdos e atitude de pedir ajuda a alguém. Nesse cenário, foram identificadas estratégias cognitivas/metacognitivas, comportamentais e motivacionais/autoavaliação. Desse modo, os objetivos elencados para a pesquisa foram alcançados. Eles nos indicam que os participantes selecionados para a pesquisa podem ser classificados como experts. Ademais, mostra-se importante que os cursos de licenciatura e professores também busquem subsídios para despertar e promover as habilidades autorregulatórias dos estudantes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52086 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Acássio Paiva Rodrigues.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons