Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52985

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALLES, André Mendes-
dc.contributor.authorALMEIDA, Nathalia Sthefany de Lima-
dc.date.accessioned2023-10-17T11:05:33Z-
dc.date.available2023-10-17T11:05:33Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2023-09-20-
dc.identifier.citationALMEIDA, Nathalia Sthefany de Lima. A cor da sala de aula: Pedagogas negras em escolas privadas do grande Recife.2023.Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52985-
dc.description.abstractA pesquisa tem como objetivo geral identificar e analisar a percepção de pedagogas negras atuantes na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas privadas de grande porte no Recife sobre suas trajetórias e vivências nos espaços que atuam. Como objetivos específicos propõe-se investigar a trajetória pessoal e escolar das participantes; caracterizar o trabalho docente desenvolvido pelas mesmas nas escolas; e analisar a reverberação das questões étnico-raciais nas relações entre as participantes e seus colegas de trabalho. A pesquisa, que é qualitativa, contou com questionário e entrevista semiestruturada para coleta de dados. Para a interpretação dos dados coletados foi utilizada a análise de conteúdo. A pesquisa identificou muitas similaridades nas falas das pedagogas participantes, principalmente sobre as inquietações quanto ao trabalho com as temáticas étnico-raciais e quanto à discussão das mesmas com seus pares.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectPedagogas negraspt_BR
dc.subjectTrajetórias pessoais e profissionaispt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectPercepções docentespt_BR
dc.titleA cor da sala de aula: pedagogas negras em escolas privadas do Grande Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3696395459820586pt_BR
dc.description.abstractxThe general objective of the research is to identify and analyze the perception of black pedagogues working in Early Childhood Education and Early Years of Elementary School in large private schools in Recife about their trajectories and experiences in the spaces where they work. As specific objectives, it is proposed to investigate the personal and school trajectory of the participants; characterize the teaching work developed by them in schools; and to analyze the reverberation of ethnic-racial issues in the relationships between the participants and their co-workers. The research is qualitative, with a questionnaire and semi-structured interview for data collection. Content analysis was used to interpret the collected data. The research identified many similarities in the speeches of the participating pedagogues, mainly about concerns regarding working with ethnic-racial themes and discussing them with their peers.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.degree.departamentDEPARTAMENTO DE POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCNathaliaSthefanydeLimaAlmeida.pdf569,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons