Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52985
Comparte esta pagina
Título : | A cor da sala de aula: pedagogas negras em escolas privadas do Grande Recife |
Autor : | ALMEIDA, Nathalia Sthefany de Lima |
Palabras clave : | Educação das relações étnico-raciais; Pedagogas negras; Trajetórias pessoais e profissionais; Prática docente; Percepções docentes |
Fecha de publicación : | 3-nov-2022 |
Citación : | ALMEIDA, Nathalia Sthefany de Lima. A cor da sala de aula: Pedagogas negras em escolas privadas do grande Recife.2023.Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | A pesquisa tem como objetivo geral identificar e analisar a percepção de pedagogas negras atuantes na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas privadas de grande porte no Recife sobre suas trajetórias e vivências nos espaços que atuam. Como objetivos específicos propõe-se investigar a trajetória pessoal e escolar das participantes; caracterizar o trabalho docente desenvolvido pelas mesmas nas escolas; e analisar a reverberação das questões étnico-raciais nas relações entre as participantes e seus colegas de trabalho. A pesquisa, que é qualitativa, contou com questionário e entrevista semiestruturada para coleta de dados. Para a interpretação dos dados coletados foi utilizada a análise de conteúdo. A pesquisa identificou muitas similaridades nas falas das pedagogas participantes, principalmente sobre as inquietações quanto ao trabalho com as temáticas étnico-raciais e quanto à discussão das mesmas com seus pares. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52985 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCNathaliaSthefanydeLimaAlmeida.pdf | 569,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons