Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52985

Share on

Title: A cor da sala de aula: pedagogas negras em escolas privadas do Grande Recife
Authors: ALMEIDA, Nathalia Sthefany de Lima
Keywords: Educação das relações étnico-raciais; Pedagogas negras; Trajetórias pessoais e profissionais; Prática docente; Percepções docentes
Issue Date: 3-Nov-2022
Citation: ALMEIDA, Nathalia Sthefany de Lima. A cor da sala de aula: Pedagogas negras em escolas privadas do grande Recife.2023.Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A pesquisa tem como objetivo geral identificar e analisar a percepção de pedagogas negras atuantes na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas privadas de grande porte no Recife sobre suas trajetórias e vivências nos espaços que atuam. Como objetivos específicos propõe-se investigar a trajetória pessoal e escolar das participantes; caracterizar o trabalho docente desenvolvido pelas mesmas nas escolas; e analisar a reverberação das questões étnico-raciais nas relações entre as participantes e seus colegas de trabalho. A pesquisa, que é qualitativa, contou com questionário e entrevista semiestruturada para coleta de dados. Para a interpretação dos dados coletados foi utilizada a análise de conteúdo. A pesquisa identificou muitas similaridades nas falas das pedagogas participantes, principalmente sobre as inquietações quanto ao trabalho com as temáticas étnico-raciais e quanto à discussão das mesmas com seus pares.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52985
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCNathaliaSthefanydeLimaAlmeida.pdf569,42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons