Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52985

Compartilhe esta página

Título: A cor da sala de aula: pedagogas negras em escolas privadas do Grande Recife
Autor(es): ALMEIDA, Nathalia Sthefany de Lima
Palavras-chave: Educação das relações étnico-raciais; Pedagogas negras; Trajetórias pessoais e profissionais; Prática docente; Percepções docentes
Data do documento: 3-Nov-2022
Citação: ALMEIDA, Nathalia Sthefany de Lima. A cor da sala de aula: Pedagogas negras em escolas privadas do grande Recife.2023.Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A pesquisa tem como objetivo geral identificar e analisar a percepção de pedagogas negras atuantes na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas privadas de grande porte no Recife sobre suas trajetórias e vivências nos espaços que atuam. Como objetivos específicos propõe-se investigar a trajetória pessoal e escolar das participantes; caracterizar o trabalho docente desenvolvido pelas mesmas nas escolas; e analisar a reverberação das questões étnico-raciais nas relações entre as participantes e seus colegas de trabalho. A pesquisa, que é qualitativa, contou com questionário e entrevista semiestruturada para coleta de dados. Para a interpretação dos dados coletados foi utilizada a análise de conteúdo. A pesquisa identificou muitas similaridades nas falas das pedagogas participantes, principalmente sobre as inquietações quanto ao trabalho com as temáticas étnico-raciais e quanto à discussão das mesmas com seus pares.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52985
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCNathaliaSthefanydeLimaAlmeida.pdf569,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons