Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53090

Compartilhe esta página

Título: Modelo didático para o ensino de sucessão ecológica na educação superior
Autor(es): IRINEU FILHO, Aldo José
Palavras-chave: ensino superior; modelo didático; sucessão ecologia.
Data do documento: 28-Set-2023
Citação: IRINEU FILHO, Aldo José. Modelo didático para o ensino de sucessão ecológica na educação superior. 2023. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: A sucessão ecologia é um processo lento que pode levar até 150 anos, e sofre diferentes influências exercidas por interações entre as plantas em suas diferentes etapas sucessionais. Tais eventos impossibilita a realização de aulas práticas e dificulta a assimilação dos complexos termos empregados em sala de aula. Pensando em atender a essa demanda, este trabalho desenvolveu um modelo didático para trabalhar sucessão ecológica no ensino superior. O modelo é constituído por: 1) uma base de madeira; 2) plantas lenhosas representadas por diferentes espécies e árvores e arbustos e com cores e tamanhos diferentes; 3) plantas herbáceas representadas por diferentes espécies; e 4) blocos sem plantas simulando solo sem vegetação. O modelo foi aplicado e avaliado pelos estudantes e professor da disciplina Ecologia ll, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória. Os resultados deste trabalho mostram que o modelo foi bem aceito por todos os participantes. Os participantes desta pesquisa afirmaram que o modelo facilitou a assimilação do conteúdo e o docente afirmou que o modelo tornou a aula mais dinâmica, facilitando a comunicação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53090
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc- Aldo José Irineu Filho.pdf652,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons