Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53090
Share on
Title: | Modelo didático para o ensino de sucessão ecológica na educação superior |
Authors: | IRINEU FILHO, Aldo José |
Keywords: | ensino superior; modelo didático; sucessão ecologia. |
Issue Date: | 28-Sep-2023 |
Citation: | IRINEU FILHO, Aldo José. Modelo didático para o ensino de sucessão ecológica na educação superior. 2023. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Abstract: | A sucessão ecologia é um processo lento que pode levar até 150 anos, e sofre diferentes influências exercidas por interações entre as plantas em suas diferentes etapas sucessionais. Tais eventos impossibilita a realização de aulas práticas e dificulta a assimilação dos complexos termos empregados em sala de aula. Pensando em atender a essa demanda, este trabalho desenvolveu um modelo didático para trabalhar sucessão ecológica no ensino superior. O modelo é constituído por: 1) uma base de madeira; 2) plantas lenhosas representadas por diferentes espécies e árvores e arbustos e com cores e tamanhos diferentes; 3) plantas herbáceas representadas por diferentes espécies; e 4) blocos sem plantas simulando solo sem vegetação. O modelo foi aplicado e avaliado pelos estudantes e professor da disciplina Ecologia ll, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória. Os resultados deste trabalho mostram que o modelo foi bem aceito por todos os participantes. Os participantes desta pesquisa afirmaram que o modelo facilitou a assimilação do conteúdo e o docente afirmou que o modelo tornou a aula mais dinâmica, facilitando a comunicação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53090 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tcc- Aldo José Irineu Filho.pdf | 652,49 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License