Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53105

Comparte esta pagina

Título : Dimensões de hegemonização das políticas-práticas curriculares da atualidade.
Autor : SILVA, Stephanie Kristina Barbosa da
Palabras clave : Currículo; Políticas Curriculares; Práticas Curriculares; Teoria do Discurso
Fecha de publicación : 29-sep-2023
Citación : SILVA, Stephanie Kristina Barbosa da. Dimensões de hegemonização das políticas-práticas curriculares da atualidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal De Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : Este artigo se insere no campo das discussões sobre o currículo e as práticas curriculares e objetivou compreender as dimensões de hegemonização das políticas curriculares nas produções científicas da atualidade. Utilizamos como aporte teórico autores como Pimentel Júnior (2022), Araujo e Lopes (2021) e Frangella (2021), para a compreensão do currículo enquanto um espaço de negociação de significações, não possuindo um sentido fixo, mas precário e provisório. A análise dos dados foi realizada a partir da perspectiva pós-estruturalista, tomando como lente teórico-metodológica a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015). Assim, a partir das produções científicas analisadas, identificamos o currículo enquanto um campo de disputas políticas, atravessado por uma dimensão hegemônica que busca uma ordem social a partir da padronização. Nessa linha, as bases comuns curriculares operam em uma lógica de aproximação com a perspectiva empresarial, produzindo efeitos danosos para o processo de ensino-aprendizagem, à medida que hierarquiza os papéis dos atores que compõem a escola, bem como seleciona os conhecimentos que devem ser mobilizados em sala de aula. Entretanto, no âmbito da construção do conhecimento, percebemos que, na contramão das tentativas de estabilização, o cotidiano escolar é atravessado por discursividades outras, produzindo novos sentidos e formas de se fazer currículo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53105
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Stephanie Kristina Barbosa da Silva.pdf604,33 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons