Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53105
Comparte esta pagina
Título : | Dimensões de hegemonização das políticas-práticas curriculares da atualidade. |
Autor : | SILVA, Stephanie Kristina Barbosa da |
Palabras clave : | Currículo; Políticas Curriculares; Práticas Curriculares; Teoria do Discurso |
Fecha de publicación : | 29-sep-2023 |
Citación : | SILVA, Stephanie Kristina Barbosa da. Dimensões de hegemonização das políticas-práticas curriculares da atualidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal De Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Resumen : | Este artigo se insere no campo das discussões sobre o currículo e as práticas curriculares e objetivou compreender as dimensões de hegemonização das políticas curriculares nas produções científicas da atualidade. Utilizamos como aporte teórico autores como Pimentel Júnior (2022), Araujo e Lopes (2021) e Frangella (2021), para a compreensão do currículo enquanto um espaço de negociação de significações, não possuindo um sentido fixo, mas precário e provisório. A análise dos dados foi realizada a partir da perspectiva pós-estruturalista, tomando como lente teórico-metodológica a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015). Assim, a partir das produções científicas analisadas, identificamos o currículo enquanto um campo de disputas políticas, atravessado por uma dimensão hegemônica que busca uma ordem social a partir da padronização. Nessa linha, as bases comuns curriculares operam em uma lógica de aproximação com a perspectiva empresarial, produzindo efeitos danosos para o processo de ensino-aprendizagem, à medida que hierarquiza os papéis dos atores que compõem a escola, bem como seleciona os conhecimentos que devem ser mobilizados em sala de aula. Entretanto, no âmbito da construção do conhecimento, percebemos que, na contramão das tentativas de estabilização, o cotidiano escolar é atravessado por discursividades outras, produzindo novos sentidos e formas de se fazer currículo. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53105 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Stephanie Kristina Barbosa da Silva.pdf | 604,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons