Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53273

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorCAMPOS, Jeymenson Eduardo de Lira-
dc.date.accessioned2023-10-26T20:02:35Z-
dc.date.available2023-10-26T20:02:35Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-10-22-
dc.identifier.citationCAMPOS, Jeymenson Eduardo de Lira. Estágio supervisionado no ensino remoto e suas implicações no processo formativo de estudantes de graduação em química no agreste de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53273-
dc.description.abstractO presente trabalho traz uma discussão dos possíveis impactos do estágio supervisionado no formato remoto no processo de formação inicial de professores de química da UFPE – CA. A pesquisa é de natureza básica com abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Na coleta dados, foram utilizados relatórios de licenciandos do curso de Química - Licenciatura que estavam cursando o estágio supervisionado II, dos semestres de 2020.1 e 2020.2. A análise dos dados foi conduzida por meio do método de análise de conteúdo, resultando na identificação de três categorias de análise: dinâmica das relações sociais em sala de aula, práticas de regência e dinâmicas de aula, e percepções dos estagiários sobre o estágio supervisionado remoto. Os resultados da pesquisa indicaram algumas dificuldades enfrentadas durante a vivência no estágio supervisionado remoto, como a baixa interatividade dos alunos durante as aplicações das regências e durante as realizações de atividades. Apesar disso, para alguns estagiários o estágio supervisionado remoto foi visto como um desafio que proporcionou crescimento e oportunidades de adquirir experiências e repensar práticas pedagógicas.pt_BR
dc.format.extent44p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectPráticas de aprendizagempt_BR
dc.subjectpráticas de ensinopt_BR
dc.titleEstágio supervisionado no ensino remoto e suas implicações no processo formativo de estudantes de graduação em química no agreste de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0448408582167245pt_BR
dc.description.abstractxThis work presents a discussion of the possible impacts of supervised internship in remote format on the initial training process of chemistry teachers at UFPE – CA. The research is basic in nature with a qualitative and exploratory approach. In data collection, licensing reports from the Chemistry - Bachelor's degree course that were taking the supervised internship II, from the semesters of 2020.1 and 2020.2, were used. Data analysis was conducted using the content analysis method, resulting in the identification of three categories of analysis: dynamics of social relationships in the classroom, conducting practices and class dynamics, and interns' perceptions about the remote supervised internship . The research results indicated some difficulties faced during the remote supervised internship experience, such as the low interactivity of students during the application of regency and during the carrying out of activities. Despite this, for some interns the remote supervised internship was seen as a challenge that provided growth and opportunities to gain experience and reward pedagogical practices.pt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEYMENSON EDUARDO DE LIRA CAMPOS.pdf763,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons