Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53273
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SÁ, Roberto Araújo | - |
dc.contributor.author | CAMPOS, Jeymenson Eduardo de Lira | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-26T20:02:35Z | - |
dc.date.available | 2023-10-26T20:02:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-22 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Jeymenson Eduardo de Lira. Estágio supervisionado no ensino remoto e suas implicações no processo formativo de estudantes de graduação em química no agreste de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53273 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho traz uma discussão dos possíveis impactos do estágio supervisionado no formato remoto no processo de formação inicial de professores de química da UFPE – CA. A pesquisa é de natureza básica com abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Na coleta dados, foram utilizados relatórios de licenciandos do curso de Química - Licenciatura que estavam cursando o estágio supervisionado II, dos semestres de 2020.1 e 2020.2. A análise dos dados foi conduzida por meio do método de análise de conteúdo, resultando na identificação de três categorias de análise: dinâmica das relações sociais em sala de aula, práticas de regência e dinâmicas de aula, e percepções dos estagiários sobre o estágio supervisionado remoto. Os resultados da pesquisa indicaram algumas dificuldades enfrentadas durante a vivência no estágio supervisionado remoto, como a baixa interatividade dos alunos durante as aplicações das regências e durante as realizações de atividades. Apesar disso, para alguns estagiários o estágio supervisionado remoto foi visto como um desafio que proporcionou crescimento e oportunidades de adquirir experiências e repensar práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.format.extent | 44p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Práticas de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | práticas de ensino | pt_BR |
dc.title | Estágio supervisionado no ensino remoto e suas implicações no processo formativo de estudantes de graduação em química no agreste de Pernambuco. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0448408582167245 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work presents a discussion of the possible impacts of supervised internship in remote format on the initial training process of chemistry teachers at UFPE – CA. The research is basic in nature with a qualitative and exploratory approach. In data collection, licensing reports from the Chemistry - Bachelor's degree course that were taking the supervised internship II, from the semesters of 2020.1 and 2020.2, were used. Data analysis was conducted using the content analysis method, resulting in the identification of three categories of analysis: dynamics of social relationships in the classroom, conducting practices and class dynamics, and interns' perceptions about the remote supervised internship . The research results indicated some difficulties faced during the remote supervised internship experience, such as the low interactivity of students during the application of regency and during the carrying out of activities. Despite this, for some interns the remote supervised internship was seen as a challenge that provided growth and opportunities to gain experience and reward pedagogical practices. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JEYMENSON EDUARDO DE LIRA CAMPOS.pdf | 763,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons