Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53453

Share on

Title: Desafios enfrentados pelo processo de alfabetização pós-pandemia no 2º ano do fundamental
Authors: SANTOS, Carolaine Katlin da Silva
Keywords: Alfabetização; Pandemia; Ensino Fundamental
Issue Date: 27-Sep-2023
Citation: Referência: SANTOS, Carolaine Katlin da Silva. Desafios enfrentados pelo processo de alfabetização pós-pandemia no 2º ano do fundamental. 2023. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Este trabalho objetiva apresentar resultados de pesquisa e compreender os desafios enfrentados no processo de alfabetização na pandemia e no pós-pandemia no 2° ano do ensino fundamental, em uma escola municipal de Camocim de São Félix. As categorias teóricas estudadas são: o processo de alfabetização escolar, nas perspectivas de Teberosky e Ferreiro (1986); Ferreiro (1999); Braggio (1989); Soares (2003; 2009; 2020) e Freire (1983; 1986; 1989; 2009); Educação na pandemia e pós-pandemia trazendo contribuições de Behar (2020), Rondini (2020) e Kohan (2020). Pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, foi aplicado Questionário para coleta dos dados com os sujeitos participantes através do Google Forms. Os resultados apresentaram alguns desafios no processo de alfabetização no contexto da pandemia e pós-pandemia: ausência de contato entre docentes e discentes, a participação e o acompanhamento da família e o atraso que a pandemia trouxe em relação à aprendizagem relativa ao processo de alfabetização. Os jogos pedagógicos e leituras variadas foram estratégias anunciadas para trabalhar as dificuldades quanto à alfabetização das crianças no retorno das aulas remotas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53453
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC _ FINAL _ CAROL (1) (2).pdfTCC Corrigido554,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons