Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53453

Comparte esta pagina

Título : Desafios enfrentados pelo processo de alfabetização pós-pandemia no 2º ano do fundamental
Autor : SANTOS, Carolaine Katlin da Silva
Palabras clave : Alfabetização; Pandemia; Ensino Fundamental
Fecha de publicación : 27-sep-2023
Citación : Referência: SANTOS, Carolaine Katlin da Silva. Desafios enfrentados pelo processo de alfabetização pós-pandemia no 2º ano do fundamental. 2023. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : Este trabalho objetiva apresentar resultados de pesquisa e compreender os desafios enfrentados no processo de alfabetização na pandemia e no pós-pandemia no 2° ano do ensino fundamental, em uma escola municipal de Camocim de São Félix. As categorias teóricas estudadas são: o processo de alfabetização escolar, nas perspectivas de Teberosky e Ferreiro (1986); Ferreiro (1999); Braggio (1989); Soares (2003; 2009; 2020) e Freire (1983; 1986; 1989; 2009); Educação na pandemia e pós-pandemia trazendo contribuições de Behar (2020), Rondini (2020) e Kohan (2020). Pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, foi aplicado Questionário para coleta dos dados com os sujeitos participantes através do Google Forms. Os resultados apresentaram alguns desafios no processo de alfabetização no contexto da pandemia e pós-pandemia: ausência de contato entre docentes e discentes, a participação e o acompanhamento da família e o atraso que a pandemia trouxe em relação à aprendizagem relativa ao processo de alfabetização. Os jogos pedagógicos e leituras variadas foram estratégias anunciadas para trabalhar as dificuldades quanto à alfabetização das crianças no retorno das aulas remotas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53453
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC _ FINAL _ CAROL (1) (2).pdfTCC Corrigido554,19 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons