Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53454

Compartilhe esta página

Título: Temática alimentos como uma forma de contextualização de conceitos de química no encontro nacional de ensino de química.
Autor(es): SILVA, Kevin Wallan Pergentino
Palavras-chave: Ensino de Química; ENEQ; Estudantes; Alimentos
Data do documento: 4-Out-2023
Citação: SILVA, K. W. P. Temática alimentos como uma forma de contextualização de conceitos de química no encontro nacional de ensino de química. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Química Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: A temática alimentos, como tema gerador, tende a implicar em uma possibilidade de os docentes trazerem para a sala de aula pontos chave do dia a dia dos estudantes, ou seja, temas que os possibilite a vivenciarem, de forma contextualizada, os conteúdos de Química. Dando, então, um significado para o ato de investigar e aprender. Assim, a pesquisa teve como objetivo investigar a temática alimentos como uma forma de contextualização de conceitos de Química no Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ. Tendo como coleta de dados de dez trabalho referentes aos ENEQs de 2016, 2018 e 2020. Desta forma, foram utilizados os seguintes descritores: alimentos e ensino de química; tabelas nutricionais e ensino de química; alimentos e contextualização no ensino de química; e alimentos e tabelas nutricionais. Corroborando, os resultados apontam que temas sociocientíficos têm sido fontes de pesquisas ligadas ao ensino de química como uma forma de trazer o protagonismo dos estudantes. Pois, é uma possibilidade de os docentes promoverem uma interação aluno-aluno, aluno-professor, implicando em uma aprendizagem baseada em situações comuns a comunidade escolar, a sociedade, contribuindo no seu processo de formação cidadã.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53454
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Kevin Wallan Pergentino da Silva.pdf435,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons