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Título : Novo ensino médio para a área de ciências da natureza e suas tecnologias: implementação em Escolas de Referência em Ensino Médio do município de Garanhuns/PE.
Autor : TENORIO, Thais de Sa
Palabras clave : Reforma do Ensino Médio; Implementação do Novo Ensino Médio; BNCC; Currículo de Pernambuco; Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Fecha de publicación : 9-oct-2023
Citación : TENÓRIO, Thais de Sá. Novo ensino médio para a área de ciências da natureza e suas tecnologias: implementação em Escolas de Referência em Ensino Médio do município de Garanhuns/PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : A presente pesquisa emerge de inquietações acerca dos processos de implementação do Novo Ensino, resultado da Reforma do Ensino Médio, que implicou na alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) pormeio da lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Diante da elaboração da nossa problemática, objetivou-se analisar as implicações da implementação do Novo Ensino Médio para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no municípiode Garanhuns/PE. Como estratégia metodológica, optou-se pela realização de estudo de caso qualitativo, tendo como lócus, escolas de referência do Agreste Pernambucano, localizadas na cidade de Garanhuns. Os sujeitos da pesquisa foram 9 professores, 3 gestores e 2 educadores de apoio das escolas pesquisadas.A coleta de dados foi realizada através da aplicação de dois questionários com professores, gestores e educadores de apoio e da seleção de documentos oficiais relacionados ao objeto estudado. Para análise dos dados coletados utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (2011). Como aporte teórico: Costa (2020), Silva (2021), Costa (2022), Silva (2018) e Antunes (2020), pois apresentavam, para alémde uma análise da política, uma análise histórica do contexto educacional a nível nacional e estadual. Assim, foi possível observar que a implementação do Novo Ensino Médio em Garanhuns/PE já apresenta impactos significativos para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, tendo como resultados um grande apontamento para a redução de carga horária marcadamente negativa, um consequente aligeiramento do processo formativo dos estudantes, a falta de estrutura e de recursos humanos das instituições, tendo em vista a carência de docentes dessa área na região, e a falta de orientações e formações continuadas, que inviabilizam a implementação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53462
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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