Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53840
Share on
Title: | Ensino de história, formação docente e saber histórico escolar: reflexões sobre a educação histórica nos anos iniciais do ensino fundamental |
Authors: | ZARBATO, Jacqueline Aparecida M |
Keywords: | Ensino de História; Formação de professores; Educação histórica |
Issue Date: | Jan-2015 |
Citation: | ZARBATO, Jacqueline Aparecida M. Ensino de história, formação docente e saber histórico escolar: reflexões sobre a educação histórica nos anos iniciais do ensino fundamental. Territórios & Fronteiras, Cuiabá, v. 8, n. 1, p. 57-74. jan. 2015. |
Abstract: | Este artigo pretende analisar as concepções históricas utilizadas como referenciais na docência em História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A fundamentação da narrativa docente é abordada como pro-posição sobre como ensinar História nos anos iniciais. Assim, será utilizada a abordagem da Educação Histórica, proposta numa oficina com os/as professores/as que atuam nos anos iniciais, sendo realiza-das entrevistas para fundamentar a análise da pesquisa. Para elucidar as concepções em torno do ensino de História, foram abordadas as discussões sobre a didática da História, o uso das fontes históricas, pro-posição do campo da Educação Histórica, consciência histórica, bem como os fundamentos que envolvem o fazer e o saber docente. |
Description: | Todas as notas de rodapé estão no final do texto |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53840 |
Appears in Collections: | Artigo - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ZARBATO. Ensino História Formação Docente. pp. 57-7.pdf Restricted Access | 215,87 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.