Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53840
Compartilhe esta página
Título: | Ensino de história, formação docente e saber histórico escolar: reflexões sobre a educação histórica nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | ZARBATO, Jacqueline Aparecida M |
Palavras-chave: | Ensino de História; Formação de professores; Educação histórica |
Data do documento: | Jan-2015 |
Citação: | ZARBATO, Jacqueline Aparecida M. Ensino de história, formação docente e saber histórico escolar: reflexões sobre a educação histórica nos anos iniciais do ensino fundamental. Territórios & Fronteiras, Cuiabá, v. 8, n. 1, p. 57-74. jan. 2015. |
Abstract: | Este artigo pretende analisar as concepções históricas utilizadas como referenciais na docência em História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A fundamentação da narrativa docente é abordada como pro-posição sobre como ensinar História nos anos iniciais. Assim, será utilizada a abordagem da Educação Histórica, proposta numa oficina com os/as professores/as que atuam nos anos iniciais, sendo realiza-das entrevistas para fundamentar a análise da pesquisa. Para elucidar as concepções em torno do ensino de História, foram abordadas as discussões sobre a didática da História, o uso das fontes históricas, pro-posição do campo da Educação Histórica, consciência histórica, bem como os fundamentos que envolvem o fazer e o saber docente. |
Descrição: | Todas as notas de rodapé estão no final do texto |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53840 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ZARBATO. Ensino História Formação Docente. pp. 57-7.pdf Acesso restrito | 215,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.