Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54387

Comparte esta pagina

Título : LIMITES DE JURISDIÇÃO E JOGOS DE PODER : uma análise da administração dos governos de Antonio Telles de Meneses (1639-1649)
Autor : SANTIAGO, Thomaz Carlos
Palabras clave : Governo-geral; Jurisdição; Império português
Fecha de publicación : 27-sep-2023
Citación : SANTIAGO, Thomaz. LIMITES DE JURISDIÇÃO E JOGOS DE PODER : uma análise da administração dos governos de Antonio Telles de Meneses (1639-1649). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A presente pesquisa tem por objetivo analisar os modos de governança e limites jurisdicionais do posto de governador-geral em um período de grande fragilidade do império português, atendando-se para o estabelecimento de relações amistosas e de conflitos presentes nos jogos de poder que permearam o contato deste oficial com os poderes locais, tomando por objeto a figura de Antonio Telles de Meneses, que assumiu o posto de forma provisória no Estado da Índia (1639-1640) e efetivamente no Estado do Brasil (1647-1649). O desenvolvimento do trabalho se deu em duas etapas: a primeira consistiu na leitura e análise bibliográfica sobre o tema; a segunda foi o estudo das fontes manuscritas disponíveis no Arquivo Histórico Ultramarino (AHU), especialmente no fundo documental Luíza da Fonseca, assim como a documentação impressa publicada pela série Documentos Históricos da Biblioteca Nacional, disponível na Biblioteca Nacional Digital. Nesse substrato, conclui-se, a partir da análise da circularidade dos modos de governança em diferentes espaços, que características fundamentais a um governante num determinado território não eram, necessariamente, úteis em outro.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54387
Aparece en las colecciones: (TCC) - História (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC THOMAZ CARLOS SANTIAGO (2).pdf891,28 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons