Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54585

Compartilhe esta página

Título: Uso de Drone e Sensoriamento Remoto Para Estudos Ambientais em Perímetros Irrigados na Gestão de Recursos Hídricos
Autor(es): Freitas, Carlos José dos Santos
Palavras-chave: Sensoriamento remoto; Drone; Análise Ambiental; Rio São Francisco; Áreas irrigadas
Data do documento: 2-Out-2023
Citação: FREITAS, Carlos José dos Santos. Uso de Drone e Sensoriamento Remoto Para Estudos Ambientais em Perímetros Irrigados na Gestão de Recursos Hídricos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura - Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A Transposição do Rio São Francisco é um projeto ambicioso de infraestrutura hídrica brasileira que visa direcionar as águas do Rio São Francisco para abastecer áreas áridas do Nordeste. O projeto consiste em dois eixos principais, o Norte e o Leste, que abastecem diferentes estados nordestinos. A jornada de Transposição tem sido marcada por desafios, incluindo problemas ambientais, atrasos na construção e controvérsias, enquanto continua sendo uma iniciativa para aliviar a escassez de água no Nordeste. O estudo focou nas áreas irrigadas da Bacia hidrográfica do rio Terra Nova e na influência da transposição do rio São Francisco na cobertura do solo, utilizando sensoriamento remoto e imagens de drones. A construção de mapas de uso do solo a partir de imagens de drone revelou que a proximidade dos canais de transposição do rio São Francisco afeta significativamente o uso da terra. Antes da construção do PISF, houve uma diminuição significativa da vegetação nativa em favor de pastagens. Após a implementação do PISF, a região viu um aumento específico na agricultura temporária e permanente, ocupando terras anteriormente dominadas pela vegetação nativa e diminuindo as áreas de pastagem. A região Nordeste, especialmente o Semiárido, enfrentou desafios históricos relacionados à seca, e a Transposição do Rio São Francisco trouxe esperança para a segurança hídrica regional, o que também modificou o uso e ocupação da terra. O estudo sobre as áreas irrigadas pelo PISF na Bacia do rio Terra Nova utiliza tecnologias avançadas para demonstrar maneiras mais eficientes de gerenciar os recursos hídricos, o que pode contribuir para o desenvolvimento regional e melhorar a qualidade de vida da população no Semiárido nordestino.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54585
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- CarlosFreitas.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons