Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54751

Share on

Title: Agreste lenticular : pesquisa e criação em suporte artístico
Authors: BARROS, Marcela Camelo
Keywords: lenticular; processes de criação; mulheres rezadeiras; agreste de Pernambuco
Issue Date: 30-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: BARROS, Marcela Camelo. Agreste lenticular: pesquisa e criação em suporte artístico. 2023. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Agreste Lenticular: Pesquisa e Criação em Suporte Artístico, relaciona experimentos de imagens lenticulares com as manifestações da religiosidade feminina do Agreste Meridional de Pernambuco, a partir da convivência com as mulheres da comunidade do Trapiá, localizada na zona rural da cidade de Iati (PE). Na primeira parte, a tese investiga a história da imagem lenticular, relacionando a sua poética ilusionista à iconografia de imagens sacras; apresenta os principais cientistas desenvolvedores da técnica e reflete sobre o acesso aos processos que envolvem a matéria-prima. Na segunda parte, a pesquisa segue um método artístico e etnográfico, narrando em primeira pessoa as manifestações sagradas e profanas do catolicismo popular do Trapiá, apresentando a novena centenária de São Sebastião, suas protagonistas e seus principais participantes, descrevendo as sentinelas, ladainhas, benditos e cânticos e promovendo uma análise crítica a respeito de gênero e do viver em comum das mulheres da zona rural. Também na segunda parte, a tese descortina o processo de criação de uma série de imagens lenticulares, incorporando o estudo sobre a composição das obras e as possibilidades de impressões com o uso da técnica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54751
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Marcela Camelo Barros.pdf13,39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons