Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55008

Comparte esta pagina

Título : O perfil conceitual e a formação docente : uma análise sobre os modos de pensar o conceito de substância
Autor : COUTO, Naira Monaliza Cabral
Palabras clave : Professores - Formação; Química – Conhecimento e aprendizagem; Substância; Mapeamento conceitual
Fecha de publicación : 6-mar-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : COUTO, Naira Monaliza Cabral. O perfil conceitual e a formação docente: uma análise sobre os modos de pensar o conceito de substância. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : Esta pesquisa teve como objetivo analisar como uma discussão sobre a Teoria dos Perfis Conceituais, tendo como base o perfil de substância poderia direcionar estudantes da licenciatura em Química a propor intervenções para sala de aula. Participaram da pesquisa estudantes da licenciatura em química, da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, que estavam cursando a disciplina de Metodologia do Ensino de química III. O caminho metodológico se deu a partir das seguintes etapas: discussão sobre a Teoria dos Perfis Conceituais, mapeamento das zonas do perfil conceitual (questionário), analise da proposta de intervenção e da execução da aula, feita pelos licenciandos (vídeogravação). Os resultados mostraram as zonas que emergiram durante o mapeamento inicial, assim como nas análises subsequentes. Além disso, gostaríamos de destacar o processo de ampliação e de tomada de consciência destas zonas, como resultado das interações discursivas que os participantes tiveram durante o processo de planejamento até a execução.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55008
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Naira Monaliza Cabral Couto.pdf716,54 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons