Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55817

Compartilhe esta página

Título: Planejamento estratégico para uma reserva ambiental privativa: integração aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e aos princípios ambientais, sociais e de governança (ESG) em uma empresa de acumuladores elétricos.
Autor(es): GONÇALVES, Eva Wilma Senhorinho
Palavras-chave: Planejamento estratégico; Reserva ambiental; Princípios ESG; Gerenciamento por diretrizes
Data do documento: 19-Mar-2024
Citação: GONÇALVES, Eva Wilma Senhorinho. Planejamento estratégico para uma reserva ambiental privativa: integração aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e aos princípios ambientais, sociais e de governança (ESG) em uma empresa de acumuladores elétricos. 2024. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O planejamento estratégico no mundo corporativo é fundamental para a criação de metas que estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa. O objetivo deste estudo é elaborar um planejamento estratégico para uma reserva ambiental pertencente a uma empresa privada de acumuladores elétricos, formulando a missão e visão desse negócio, assim como, desenvolvendo o máximo de metas possíveis relacionadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), criados pela ONU, e com os princípios de ESG (do inglês, Environmental, Social and corporate Governance), visto que, cada vez mais, as empresas estão demonstrando interesse em mitigar os impactos negativos de sua atuação e gerar impactos positivos em relação ao meio ambiente e à sociedade como um todo. Para isso, também é necessário garantir uma governança de excelência, evitando corrupções e garantindo mais transparência nos negócios. Para a construção do planejamento, primeiramente identificou-se a missão e visão da reserva, em seguida construiu-se a Matriz SWOT da reserva com o intuito de identificar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Com o intuito de aprimorar a estruturação, estabeleceu-se 7 eixos temáticos para categorizar as metas. Logo após, a metodologia utilizada foi o gerenciamento pelas diretrizes, que consiste em criar metas através do desdobramento da missão, visão, direcionadores e objetivos estratégicos. Esses pontos em conjunto com a análise da Matriz SWOT estabeleceram metas da reserva ambiental para os próximos 5 anos. Após essa etapa, utilizou-se a ferramenta 5W1H para construir um planejamento mais detalhado. Como resultado, verificou-se que a maioria das metas estão relacionadas aos eixos temáticos de desenvolvimento sustentável e restauração/preservação ambiental, além disso o foco da empresa nos primeiros anos é realizar investimentos na estruturação do local, para que, posteriormente, possa ser utilizado com segurança para outros fins. Ao final, o planejamento estratégico desenvolvido foi de extrema importância para a organização, auxiliando no fortalecimento da jornada ESG com a construção de metas estratégicas e aprimorando o conhecimento da empresa acerca dos impactos positivos que a reserva ambiental pode gerar no futuro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55817
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Eva Wilma Senhorinho Gonçalves.pdf2,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons