Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55943

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Luana Oliveira dos-
dc.contributor.authorCOSTA, Lucas Tomaz da-
dc.date.accessioned2024-04-16T12:13:24Z-
dc.date.available2024-04-16T12:13:24Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.date.submitted2024-04-15-
dc.identifier.citationCOSTA, Lucas Tomaz da. ALIMENTOS: análise das áreas temáticas e conteúdos utilizados no ensino de química a partir dos anais do eneq. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55943-
dc.description.abstractA contextualização no ensino de química tem um papel importante no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Relacionar o conteúdo de química com assuntos provenientes do cotidiano dos estudantes permite uma melhor interpretação da teoria com sua vivência. Este trabalho teve como objetivo analisar como a temática alimentos têm sido utilizada para promover a aprendizagem de conceitos químicos a partir da análise dos trabalhos do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) no período de 2012 a 2020. Sendo desenvolvida por meio de uma revisão de literatura a partir dos trabalhos publicados nestes 10 anos de evento. A proposta de pesquisa teve um caráter bibliográfico, envolvendo a análise de trabalhos presentes nos anais com uma perspectiva de uma abordagem qualitativa à medida que se analisou as propostas apresentadas a partir de categorias, buscando analisar e especificar como a temática vem sendo abordada e suas contribuições para a aprendizagem de conteúdos e conceitos de Química. Para limitar os artigos disponíveis nos anais de acordo com a proposta e campo de estudo, foram utilizadas palavras-chave como alimentos, ensino de química e contextualização. Em seguida, depois da limitação, os artigos foram divididos em duas categorias para melhor análise, sendo elas 1: Trabalhos analisados a partir da área/linha temática e 2: Trabalhos analisados a partir do conteúdo/disciplina. Ao todo foram analisados 31 artigos, onde os objetivos a partir das categorias foi entender como o tipo de abordagem utilizada e as metodologias aplicadas acerca dos conteúdos e conceitos de química ensinados na perspectiva da linha temática, também como essas informações eram distribuídas e organizadas a partir de uma disciplina específica na construção do ensino contextualizado e transversal. Além disso, cabe ressaltar que o número de artigos trabalhados a partir da temática alimentos ainda é um pouco escasso referente ao que é proposto pela BNCC a partir dos temas transversais, que objetivam o exercício da cidadania e a vida em sociedade. Por fim, surgiu o interesse de elaborar uma sequência didática para fortalecer a ideia e promoção do exercício do uso de temáticas, objetivando a aproximação dos estudantes ao contexto social e cotidiano, utilizando de recursos didáticos e estratégias que facilitem a concepção sobre os conceitos de química, e que eles sejam capazes de pôr em prática todo conhecimento adquirido para seu desenvolvimento como estudante e cidadão.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlimentospt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.titleAlimentos: análise das áreas temáticas e conteúdos utilizados no ensino de química a partir dos anais do ENEQ.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4366001846474452pt_BR
dc.description.abstractxContextualization in chemistry teaching plays an important role in the students' teaching and learning process. Relating chemistry content to subjects from the students' everyday lives allows them to better interpret the theory with their experience. The aim of this study was to analyze how the theme of food has been used to promote the learning of chemical concepts, based on an analysis of the papers published at the National Meeting on Chemistry Teaching (ENEQ) between 2012 and 2020. It was developed through a literature review based on the papers published in these 10 years of the event. The research proposal had a bibliographic character, involving the analysis of papers present in the annals with a perspective of a qualitative approach as the proposals presented were analyzed based on categories, seeking to analyze and specify how the theme has been approached and its contributions to the learning of chemistry content and concepts. In order to limit the articles available in the annals according to the proposal and field of study, keywords such as food, chemistry teaching and contextualization were used. Then, after limiting the articles, they were divided into two categories for better analysis: 1: Papers analyzed from the area/thematic line and 2: Papers analyzed from the content/discipline. A total of 31 articles were analyzed, and the objectives of the categories were to understand the type of approach used and the methodologies applied to the chemistry content and concepts taught from the perspective of the thematic line, as well as how this information was distributed and organized from a specific discipline in the construction of contextualized and transversal teaching. In addition, it is worth noting that the number of articles on the subject of food is stillsomewhat scarce in relation to what is proposed by the BNCC based on cross-cutting themes, which aim to promote the exercise of citizenship and life in society. Finally, there was an interest in developing a didactic sequence to strengthen the idea and promote the use of themes, aiming to bring students closer to the social and everyday context, using teaching resources and strategies that facilitate the conception of chemistry concepts, and that they are able to put into practice all the knowledge acquired for their development as a student and citizen.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationCAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lucas Tomaz da Costa.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons