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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55943
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Título: | Alimentos: análise das áreas temáticas e conteúdos utilizados no ensino de química a partir dos anais do ENEQ. |
Autor(es): | COSTA, Lucas Tomaz da |
Palavras-chave: | Alimentos; Ensino de química; Contextualização |
Data do documento: | 26-Mar-2024 |
Citação: | COSTA, Lucas Tomaz da. ALIMENTOS: análise das áreas temáticas e conteúdos utilizados no ensino de química a partir dos anais do eneq. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | A contextualização no ensino de química tem um papel importante no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Relacionar o conteúdo de química com assuntos provenientes do cotidiano dos estudantes permite uma melhor interpretação da teoria com sua vivência. Este trabalho teve como objetivo analisar como a temática alimentos têm sido utilizada para promover a aprendizagem de conceitos químicos a partir da análise dos trabalhos do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) no período de 2012 a 2020. Sendo desenvolvida por meio de uma revisão de literatura a partir dos trabalhos publicados nestes 10 anos de evento. A proposta de pesquisa teve um caráter bibliográfico, envolvendo a análise de trabalhos presentes nos anais com uma perspectiva de uma abordagem qualitativa à medida que se analisou as propostas apresentadas a partir de categorias, buscando analisar e especificar como a temática vem sendo abordada e suas contribuições para a aprendizagem de conteúdos e conceitos de Química. Para limitar os artigos disponíveis nos anais de acordo com a proposta e campo de estudo, foram utilizadas palavras-chave como alimentos, ensino de química e contextualização. Em seguida, depois da limitação, os artigos foram divididos em duas categorias para melhor análise, sendo elas 1: Trabalhos analisados a partir da área/linha temática e 2: Trabalhos analisados a partir do conteúdo/disciplina. Ao todo foram analisados 31 artigos, onde os objetivos a partir das categorias foi entender como o tipo de abordagem utilizada e as metodologias aplicadas acerca dos conteúdos e conceitos de química ensinados na perspectiva da linha temática, também como essas informações eram distribuídas e organizadas a partir de uma disciplina específica na construção do ensino contextualizado e transversal. Além disso, cabe ressaltar que o número de artigos trabalhados a partir da temática alimentos ainda é um pouco escasso referente ao que é proposto pela BNCC a partir dos temas transversais, que objetivam o exercício da cidadania e a vida em sociedade. Por fim, surgiu o interesse de elaborar uma sequência didática para fortalecer a ideia e promoção do exercício do uso de temáticas, objetivando a aproximação dos estudantes ao contexto social e cotidiano, utilizando de recursos didáticos e estratégias que facilitem a concepção sobre os conceitos de química, e que eles sejam capazes de pôr em prática todo conhecimento adquirido para seu desenvolvimento como estudante e cidadão. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55943 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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