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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55999

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro-
dc.contributor.authorPADILHA, Jewson Alves-
dc.contributor.authorVERA CRUZ, Thaís da Silva-
dc.date.accessioned2024-04-18T20:06:23Z-
dc.date.available2024-04-18T20:06:23Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2024-03-29-
dc.identifier.citationPADILHA, Jewson Alves; VERA CRUZ, Thaís da Silva. Desafios da Educação Inclusiva no Ensino Público do Brasil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55999-
dc.description.abstractOs desafios para a implementação da educação inclusiva no Brasil são diversos, como, por exemplo, a falta de investimentos mínimos pelo governo, o que torna a inclusão escolar ainda mais complexa e difícil de ser efetivada na prática. A história das pessoas com deficiência foi marcada por exclusão total, segregação e integração, o que contribui para as dificuldades em alcançar o atual paradigma de inclusão. Ainda se percebe na sociedade a existência de preconceitos e atitudes excludentes, inclusive dentro do próprio ambiente escolar, que são apenas algumas das barreiras que impedem a efetivação de uma educação inclusiva. A legislação que garante direitos às pessoas com deficiência é um grande avanço, mas ainda falta muito para que as pessoas com deficiência tenham uma educação que as atendam realmente. Devido ao que foi exposto, este trabalho pretende problematizar os desafios enfrentados no ensino público do Brasil para inclusão de pessoas com deficiência e outras necessidades específicas, trazendo um breve histórico das pessoas com deficiência, analisar os principais dispositivos legais para a inclusão no Brasil e colaborar com reflexões sobre os problemas enfrentados para a efetivação da inclusão escolar no sistema público de ensino do país. Para conduzir a análise, optamos por uma abordagem qualitativa, bibliográfica e exploratória. Essa pesquisa revelou que a educação inclusiva no Brasil ainda está se desenvolvendo de forma progressiva, exigindo o envolvimento do Estado, das famílias e de toda a sociedade para se tornar uma realidade efetiva no sistema de ensino público brasileiro.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectBarreiraspt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.titleDesafios da educação inclusiva no ensino público do Brasilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8184241806018173pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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