Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55999

Comparte esta pagina

Título : Desafios da educação inclusiva no ensino público do Brasil
Autor : PADILHA, Jewson Alves
VERA CRUZ, Thaís da Silva
Palabras clave : Educação Inclusiva; Pessoas com deficiência; Barreiras; Desafios
Fecha de publicación : 29-sep-2023
Citación : PADILHA, Jewson Alves; VERA CRUZ, Thaís da Silva. Desafios da Educação Inclusiva no Ensino Público do Brasil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Os desafios para a implementação da educação inclusiva no Brasil são diversos, como, por exemplo, a falta de investimentos mínimos pelo governo, o que torna a inclusão escolar ainda mais complexa e difícil de ser efetivada na prática. A história das pessoas com deficiência foi marcada por exclusão total, segregação e integração, o que contribui para as dificuldades em alcançar o atual paradigma de inclusão. Ainda se percebe na sociedade a existência de preconceitos e atitudes excludentes, inclusive dentro do próprio ambiente escolar, que são apenas algumas das barreiras que impedem a efetivação de uma educação inclusiva. A legislação que garante direitos às pessoas com deficiência é um grande avanço, mas ainda falta muito para que as pessoas com deficiência tenham uma educação que as atendam realmente. Devido ao que foi exposto, este trabalho pretende problematizar os desafios enfrentados no ensino público do Brasil para inclusão de pessoas com deficiência e outras necessidades específicas, trazendo um breve histórico das pessoas com deficiência, analisar os principais dispositivos legais para a inclusão no Brasil e colaborar com reflexões sobre os problemas enfrentados para a efetivação da inclusão escolar no sistema público de ensino do país. Para conduzir a análise, optamos por uma abordagem qualitativa, bibliográfica e exploratória. Essa pesquisa revelou que a educação inclusiva no Brasil ainda está se desenvolvendo de forma progressiva, exigindo o envolvimento do Estado, das famílias e de toda a sociedade para se tornar uma realidade efetiva no sistema de ensino público brasileiro.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55999
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Jewson Alves Padilha_ Thaís da Silva Vera Cruz .pdf192,49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons