Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55999

Share on

Title: Desafios da educação inclusiva no ensino público do Brasil
Authors: PADILHA, Jewson Alves
VERA CRUZ, Thaís da Silva
Keywords: Educação Inclusiva; Pessoas com deficiência; Barreiras; Desafios
Issue Date: 29-Sep-2023
Citation: PADILHA, Jewson Alves; VERA CRUZ, Thaís da Silva. Desafios da Educação Inclusiva no Ensino Público do Brasil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Os desafios para a implementação da educação inclusiva no Brasil são diversos, como, por exemplo, a falta de investimentos mínimos pelo governo, o que torna a inclusão escolar ainda mais complexa e difícil de ser efetivada na prática. A história das pessoas com deficiência foi marcada por exclusão total, segregação e integração, o que contribui para as dificuldades em alcançar o atual paradigma de inclusão. Ainda se percebe na sociedade a existência de preconceitos e atitudes excludentes, inclusive dentro do próprio ambiente escolar, que são apenas algumas das barreiras que impedem a efetivação de uma educação inclusiva. A legislação que garante direitos às pessoas com deficiência é um grande avanço, mas ainda falta muito para que as pessoas com deficiência tenham uma educação que as atendam realmente. Devido ao que foi exposto, este trabalho pretende problematizar os desafios enfrentados no ensino público do Brasil para inclusão de pessoas com deficiência e outras necessidades específicas, trazendo um breve histórico das pessoas com deficiência, analisar os principais dispositivos legais para a inclusão no Brasil e colaborar com reflexões sobre os problemas enfrentados para a efetivação da inclusão escolar no sistema público de ensino do país. Para conduzir a análise, optamos por uma abordagem qualitativa, bibliográfica e exploratória. Essa pesquisa revelou que a educação inclusiva no Brasil ainda está se desenvolvendo de forma progressiva, exigindo o envolvimento do Estado, das famílias e de toda a sociedade para se tornar uma realidade efetiva no sistema de ensino público brasileiro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55999
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Jewson Alves Padilha_ Thaís da Silva Vera Cruz .pdf192,49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons