Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56887

Share on

Title: Análise da Carta de Burra (2013) sob o olhar fenomenológico
Authors: CASADO, Tomás Magalhães
Keywords: Teoria do Restauro; Fenomenologia; Carta; Corrente filosófica; Patrimônio; Preservação
Issue Date: 5-Oct-2023
Citation: CASADO, Tomás Magalhães. Análise da Carta de Burra (2013) sob a ótica fenomenológica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo explorar aspectos, quiçá, pouco claros, na teoria do restauro, bem como projetos de restauro e decisões que podem vir a ser tomadas quando se trabalha nessa área. Tudo isso se coloca sob a premissa de que a fenomenologia é uma corrente filosófica e um modo de pensar que pode contribuir para uma visão mais adequada das inúmeras possibilidades que despontam na teoria e na prática do restauro. A ideia de analisar ambos os temas e o modo como se relacionam vem de um interesse pessoal que visa também a expandir o debate sobre o patrimônio e sua respectiva preservação, além do reconhecimento da fenomenologia como um atrativo modo de se pensar e de se conhecer o mundo. Portanto, a revisão bibliográfica de ambos os temas e a aplicação da fenomenologia à análise da Carta de Burra de 2013, do ICOMOS Austrália, foi o que norteou o trabalho para chegar às considerações finais, onde pude perceber não somente temas e palavras-chaves em comum, como também a maneira própria segundo a qual ambos os assuntos estão relacionados. Palavras-chave: teoria do restauro; fenomenologia; carta; corrente filosófica; patrimônio; preservação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56887
Appears in Collections:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Tomás Magalhães Casado.pdf381,45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons