Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56974

Compartilhe esta página

Título: Atrás da palavra-incorpórea e do instante-já: monólogo interior, fluxo de consciência e epifania em Água viva, de Clarice Lispector
Autor(es): SILVA, Renata Santos Rodrigues da
Palavras-chave: Água viva; Clarice Lispector; Monólogo interior; Fluxo de consciência; Epifania
Data do documento: 20-Mar-2024
Citação: SILVA, Renata Santos Rodrigues da. Atrás da palavra-incorpórea e do instante-já: monólogo interior, fluxo de consciência e epifania em Água viva, de Clarice Lispector. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras – Bacharelado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Intenta-se, mediante a monografia em questão, o estudo da epifania na palavra-incorpórea e no instante-já enquanto consequência do entrecruzamento do monólogo interior e do fluxo de consciência em Água viva ([1973] 2019), de Clarice Lispector. Sob um prisma analítico, a abordagem das duas últimas técnicas literárias supramencionadas debruça-se sobre seus respectivos contributos para o processo de construção dos momentos epifânicos na esmigalhada escrita clariceana, sobretudo na imaterialidade, inefabilidade e fugacidade da palavra e do tempo. Ressaltados na narrativa por meio da articulação do estudo de seus conceitos com os excertos do antilivro, o monólogo interior, o fluxo de consciência e a epifania são ajuntados às triturações da linguagem de Clarice Lispector como constituintes do caráter introspectivo que conglomera a narradora-personagem, o enredo e as relações espaciais e temporais. Através dos sustentáculos teórico-metodológicos proporcionados pelos materiais coletados – textos publicados em revistas acadêmicas, dissertações de mestrado e doutorado, capítulos de livros e outros conteúdos que discutem o fazer literário clariceano –, na análise da textualidade instável da obra em questão, o entrelaçamento do trio de técnicas literárias na palavra e no tempo, assim como o estilhaçamento de elementos básicos em produções canônicas da literatura ocidental, sublinha o caráter antiliterário da escritura lispectoriana. Como alicerces teóricos para a sustentação e o desenvolvimento do tema, serão retomados conceitos presentes nos textos de Humphrey (1976), Severino (1989), Barthes (2004), Guarizo (2013), Werle (2015), Nascimento (2016), e demais autoras e autores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56974
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RENATA SANTOS RODRIGUES DA SILVA.pdf448.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons