Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57467

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMESQUITA, Rui Gomes de Mattos de-
dc.contributor.authorTENORIO, Rafael Lins-
dc.date.accessioned2024-08-21T14:37:42Z-
dc.date.available2024-08-21T14:37:42Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationTENORIO, Rafael Lins. Um autorretrato da experiência do educar. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57467-
dc.description.abstractEste texto busca - a partir da vivência do escritor em um projeto de Extensão da UFPE que trabalhava, orientado pela Educação Popular, com crianças nas temáticas de saúde, alimentação e cidadania - produzir reflexões no campo da filosofia da educação, no sentido de pensar como o processo educativo forma o educador e a educadora, numa perspectiva de agentes de transformação social. O trabalho se deu ao longo do ano de 2018, no bairro do Engenho do Meio, na cidade de Recife. Através de um contato direto e participativo, e em diálogo com os pensamentos decoloniais, pós-coloniais e pós-estruturalistas, o pesquisador debruçou-se reflexivamente sobre a sua própria experiência para produzir um pensamento epistemológico das práticas e metodologias educativas. As contribuições deste trabalho se dão no já citado nível da filosofia da educação, estimulando a abertura de novas possibilidades de práticas e olhares teóricos acerca da implicação das educadoras e educadores no processo educativo, bem como os impactos do ser educador na construção de subjetividades para aquele e aquela que educam. É um trabalho afetivo, situado e implicado e que convida quem o lê a assumir a mesma postura em sua leitura.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.titleUm autorretrato da experiência do educarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0489273562584391pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8534869572804069pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis text seeks - based on the writer's experience in an Extension project at UFPE who worked, guided by Popular Education, with children in the themes of health, food and citizenship - to produce reflections in the field of philosophy of education, in the sense of thinking about how the educational process forms the educator, from the perspective of agents of social transformation. The work took place throughout 2018, in the neighborhood of Engenho do Meio, in the city of Recife. Through direct and participatory contact, and in dialogue with decolonial, postcolonial and post-structuralist thoughts, the researcher reflexively focused on his own experience to produce an epistemological thought of educational practices and methodologies. The contributions of this work take place at the aforementioned level of the philosophy of education, stimulating the opening of new possibilities of practices and theoretical views about the involvement of educators in the educational process, as well as the impacts of being an educator in the construction of subjectivities for the one who educates. It is an affective work, situated and implicated and that invites those who read it to assume the same posture in their reading.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rafael Lins Tenorio.pdf539,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons