Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57467

Comparte esta pagina

Título : Um autorretrato da experiência do educar
Autor : TENORIO, Rafael Lins
Palabras clave : Educação popular; Decolonialidade; Subjetividade
Fecha de publicación : 30-ago-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : TENORIO, Rafael Lins. Um autorretrato da experiência do educar. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : Este texto busca - a partir da vivência do escritor em um projeto de Extensão da UFPE que trabalhava, orientado pela Educação Popular, com crianças nas temáticas de saúde, alimentação e cidadania - produzir reflexões no campo da filosofia da educação, no sentido de pensar como o processo educativo forma o educador e a educadora, numa perspectiva de agentes de transformação social. O trabalho se deu ao longo do ano de 2018, no bairro do Engenho do Meio, na cidade de Recife. Através de um contato direto e participativo, e em diálogo com os pensamentos decoloniais, pós-coloniais e pós-estruturalistas, o pesquisador debruçou-se reflexivamente sobre a sua própria experiência para produzir um pensamento epistemológico das práticas e metodologias educativas. As contribuições deste trabalho se dão no já citado nível da filosofia da educação, estimulando a abertura de novas possibilidades de práticas e olhares teóricos acerca da implicação das educadoras e educadores no processo educativo, bem como os impactos do ser educador na construção de subjetividades para aquele e aquela que educam. É um trabalho afetivo, situado e implicado e que convida quem o lê a assumir a mesma postura em sua leitura.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57467
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rafael Lins Tenorio.pdf539,11 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons