Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57467
Share on
Title: | Um autorretrato da experiência do educar |
Authors: | TENORIO, Rafael Lins |
Keywords: | Educação popular; Decolonialidade; Subjetividade |
Issue Date: | 30-Aug-2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | TENORIO, Rafael Lins. Um autorretrato da experiência do educar. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | Este texto busca - a partir da vivência do escritor em um projeto de Extensão da UFPE que trabalhava, orientado pela Educação Popular, com crianças nas temáticas de saúde, alimentação e cidadania - produzir reflexões no campo da filosofia da educação, no sentido de pensar como o processo educativo forma o educador e a educadora, numa perspectiva de agentes de transformação social. O trabalho se deu ao longo do ano de 2018, no bairro do Engenho do Meio, na cidade de Recife. Através de um contato direto e participativo, e em diálogo com os pensamentos decoloniais, pós-coloniais e pós-estruturalistas, o pesquisador debruçou-se reflexivamente sobre a sua própria experiência para produzir um pensamento epistemológico das práticas e metodologias educativas. As contribuições deste trabalho se dão no já citado nível da filosofia da educação, estimulando a abertura de novas possibilidades de práticas e olhares teóricos acerca da implicação das educadoras e educadores no processo educativo, bem como os impactos do ser educador na construção de subjetividades para aquele e aquela que educam. É um trabalho afetivo, situado e implicado e que convida quem o lê a assumir a mesma postura em sua leitura. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57467 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rafael Lins Tenorio.pdf | 539,11 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License