Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58044
Comparte esta pagina
Título : | A dança como caminho para interação social e desenvolvimento de habilidades psicomotoras de crianças com sindrome de Down: uma revisão integrativa. |
Autor : | DURVAL, Luiza Cristina Cavalcante |
Palabras clave : | dança; interação social e psicomotricidade; criança; sindrome de down |
Fecha de publicación : | 23-sep-2024 |
Citación : | DURVAL, Luiza Cristina Cavalcante. A dança como caminho para interação social e desenvolvimento de habilidades psicomotoras de crianças com sindrome de Down: uma revisão integrativa. 2024. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Fisica, Centro Academico de Vitoria, Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria de Santo Antao, 2024. |
Resumen : | No campo da Educação Física inclusiva, o movimento por meio da dança oferece à pessoa com deficiência uma nova forma de perceber a mesma, possibilitando o desenvolvimento de diferentes maneiras de agir e solucionar problemas, ressignificando sua identidade. No contexto educacional, existem estudos que envolvem a dança com pessoas com síndrome de Down, demonstrando a importância do papel do professor na orientação para o movimento livre e para técnicas de dança, sempre respeitando a individualidade do aluno. No entanto, há uma escassez de estudos científicos que abordam o impacto da dança na interação social e nas habilidades motoras de crianças com síndrome de Down. Este trabalho de revisão integrativa, teve como objetivo investigar os efeitos da dança na interação social e nas habilidades motoras de crianças com síndrome de Down. Os seis artigos analisados alinham-se aos objetivos propostos, descrevendo as atividades de dança realizadas e os benefícios trazidos no desenvolvimento dessas crianças. Os estudos mostram que a prática da dança gera efeitos positivos no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e social, ressaltando a importância de sua aplicação nas aulas de Educação Física em todas as redes de ensino. Conclui-se que a inclusão da dança nas aulas contribui significativamente para a qualidade de vida e para a inclusão social dos alunos com síndrome de Down, promovendo o desenvolvimento psicomotor, a motricidade grossa e a interação social e emocional. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58044 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc.pdf | 291,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons